WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/11/2010 - Semana de Mobilização Social Contra a Dengue inicia com Mutirão de Limpeza neste sábado

Neste sábado (20) inicia a Semana de Mobilização Contra a Dengue, no Jardim Uberaba, às 9h, com o Mutirão de Limpeza. A concentração será na Av. José Solé Filho, na praça da entrada do bairro. Esta ação conta com a parceira da Secretaria Municipal de Saúde, Infraestrutura e Settrans.

Segundo o Diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Luis Ribeiro, o mutirão de limpeza contará com a participação de 40 agentes e 06 caminhões, para recolher os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “A prefeitura vai realizar o trabalho de limpeza de acordo com o Liraa [Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti]. Pela pesquisa alguns bairros apresentaram foco do mosquito em materiais inservíveis, localizados em terrenos e quintais das residências”, conta.

O diretor lembrou que a população pode colaborar recolhendo os objetos que acumulam água e acondicionando-os em um ponto do quintal da residência. “Contamos com esta colaboração, para a ação ser mais eficiente, já que a saúde é de interesse de todos”, pontuou o Diretor.

De acordo com o Liraa, 35% dos focos foram encontrados nos vasos e frascos com plantas. Em 16,6% foram em tambores e barris que acumulam água ao nível do solo. Já 16% foram em tanques de lavar roupas, pias, caixas de passagens e fontes ornamentais. Em 11,6%, no lixo localizado em lotes vagos ou em quintais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em outubro de 2009, a incidência foi 25,8% e neste ano houve uma redução de 14,2%. Alguns dos motivos para diminuir o índice foram a colaboração da população e a eficácia do mutirão de limpeza.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar