WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/02/2011 - Saúde prepara mutirão para atendimento oftalmológico

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está cadastrando prestadores de serviço para mutirão de oftalmologia. Serão realizadas cirurgias de catarata, tratamento de glaucoma congênito, exames para diagnosticar problemas de visão, entre outros procedimentos. Reunião acontecerá nesta sexta-feira (18) para informar sobre o processo de credenciamento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, Uberaba já estava trabalhando junto ao governo federal desde o ano passado para entrar nos mutirões e ampliar o atendimento oftalmológico. “Esse é um dos setores que têm demanda reprimida muito grande na rede pública. Então, essa ação vai aliviar um pouco a procura nas unidades especializadas”, analisa.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União de 11 de fevereiro, Uberaba terá recursos do Ministério da Saúde para execução de procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade em oftalmologia.
A lista inclui as cirurgias de catarata (facectomia com implante de lente intra-ocular, facoemulsificação com implante de lente intra-ocular rígida e facoemulsificação com implante de lente intra-ocular dobrável), tratamento cirúrgico de glaucoma congênito e operações para corrigir problemas oculares (fotocoagulação a laser e vitrectomia).

Além disso, o município aderiu ao projeto Olhar Brasil e ofertará consultas para diagnosticar problemas de visão e receitar óculos nos casos necessários. Por enquanto, a secretaria está na fase de chamada pública para os prestadores de serviço.

Levantamento será feito nas escolas públicas para identificar estudantes de 1ª a 8ª série do ensino fundamental com problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. A triagem incluirá ainda os alfabetizandos do programa Brasil Alfabetizado com idade a partir de 15 anos. Visando à qualidade de vida na terceira idade, o projeto Olhar Brasil atenderá também idosos com 60 anos ou mais.

A identificação da demanda será feita por agentes comunitários de saúde. Os usuários que se enquadram no público-alvo serão encaminhados pela secretaria para as clínicas oftalmológicas credenciadas. Os pacientes passarão por exames e, se necessário, será feita prescrição de óculos.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar