WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/03/2011 - Uberaba permanece em alerta para dengue

Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) mostra situação de alerta para a dengue em Uberaba. Conforme a pesquisa realizada entre os dias 14 e 16 de março, índice do município está em 3,5%.

Resultado foi apresentado nesta terça-feira (22) na reunião do Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento das Ações de Controle. O diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, iniciou a reunião com o relatório de ações desenvolvidas pelo Poder Público para o combate à dengue.

Até o momento, já foram realizadas 122.298 visitas de rotina e outras 606 vistorias em pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios, ferro-velho, entre outros. A equipe também recolheu 166.100 Kg de pneus este ano. Além disso, nos mutirões de limpeza foram retirados 80.711Kg de material que acumula água, o equivalente a 146 caminhões.

De acordo com André, os números reforçam o empenho da Prefeitura no controle da dengue, mas o resultado do LIRAa mostra que ainda há necessidade de maior conscientização da comunidade para conter a doença.

O diretor salientou que os vasos de planta e bebedouros de animais representam 37,2% dos criadouros do mosquito e o lixo encontrado dentro das residências corresponde a 27,4%. "Desde o início da semana já direcionamos agentes para intensificar o trabalho nas regiões onde há alto risco de infestação do mosquito. Vamos realizar visitas domiciliares e outras ações para orientar, mas precisamos da colaboração dos moradores para não deixar acumular água arada", destacou.

Já diretora de Vigilância em Saúde, Geanne Andrade, apresentou o comparativo das notificações registradas em 2010 e 2011. Até agora, 807 casos foram notificados este ano, contra 1974 no mesmo período de 2010.

Segundo ela, o total parcial é positivo, porém não significa acomodar a prevenção. "O período de transmissão vai até o fim de maio. Por isso, todos precisamos estar alertas para não favorecer a proliferação do Aedes", pondera.

Também presente à reunião, o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, fechou o evento ressaltando a importância de manter os quintais limpos, pois o problema ainda está dentro das residências. "Dos 5.679 imóveis nspecionados, tivemos só três casos de larvas encontradas nos terrenos baldios", conclui.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar