WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/07/2011 - Saúde promove campanha de prevenção às hepatites virais

Saúde promove campanha de prevenção às hepatites virais Saúde promove campanha de prevenção às hepatites virais Saúde promove campanha de prevenção às hepatites virais

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde lançou, nesta quinta-feira (dia 28), campanha de vacinação para motoristas profissionais em parceria com o Sest/Senat. O Departamento de Vigilância Epidemiológica disponibilizou aproximadamente 600 doses para atender aos trabalhadores.

A ação vai até este sábado (dia 30), das 8h às 17h, no Sest/Senat. Também estarão disponíveis outras vacinas, como febre amarela, tríplice viral, tétano e difteria. Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda, o Ministério da Saúde considera os caminhoneiros com um grupo de maior vulnerabilidade para as hepatites virais, principalmente os tipos B e C. “Então, aproveitamos a data comemorativa para realizar um trabalho focado na prevenção junto a esse público”, destaca.

A diretora explica que a imunização contra hepatite B é feita em três etapas. Por isso, a equipe de saúde tem mais duas visitas programadas ao Sest/Senat para aplicar o reforço da vacina. A segunda dose será nos dias 1, 2 e 3 de setembro. A última será nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. “A secretaria enviou profissionais do PSF para a vacinação e contamos com a colaboração das empresas para divulgar aos seus funcionários”, conta.

A vacina para hepatite B está disponível em todas as unidades básicas de saúde para pessoas com até 25 anos ou em qualquer faixa etária para indivíduos pertencentes aos grupos de maior vulnerabilidade, que são: gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST,
entre outros.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também oferece o diagnóstico e tratamento das hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço disponibiliza gratuitamente o teste, acompanhamento multiprofissional e medicamentos aos pacientes, se necessário. Atualmente, 226 pessoas com hepatite B e C são atendidas no programa.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar