WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

16/02/2012 - Prefeito homologa licitação das obras de ampliação de canais

Prefeito homologa licitação das obras de ampliação de canais. Foto: Enerson Cleiton Prefeito homologa licitação das obras de ampliação de canais. Foto: Enerson Cleiton Prefeito homologa licitação das obras de ampliação de canais. Foto: Enerson Cleiton

O prefeito Anderson Adauto assinou nesta quarta-feira (dia 15) a homologação do processo de licitação para o componente da macrodrenagem II. Trata-se da ampliação dos canais no trecho da Leopoldino de Oliveira, entre a Santos Dumont até a Guilherme Ferreira e da Av. Guilherme Ferreira entre a Leopoldino de Oliveira até a Nelson Freire.  A obra é a continuidade ao projeto Água Viva que visa dar solução às enchentes no centro de Uberaba e será executada com recursos do PAC-2, no valor global de R$ 19,692 milhões.

A empresa Integral Engenharia será a executora deste projeto e a Ordem de Serviço está programada para ser assinada nas próximas semanas, mas a obra começa a ser executada em abril, conforme programação da empreiteira, acordada com Prefeitura e Codau. Serão construídas mais 2080m de novas galerias de água de chuva e outros 3.753 m de novos ramais e redes pluviais, além de 268 bocas de lobo e 70 poços de visita.
O canal existente da Guilherme Ferreira será restaurado nos trechos que apresentam danos em sua estrutura e que podem comprometer o sistema. O resultado esperado é conter as águas pluviais da bacia do córrego Capão da Igreja e seus afluentes que correm dentro deste canal e desaguam no córrego das Lajes. O sistema de drenagem desta bacia está muito comprometido necessitando de uma priorização dessas obras para obter efetivos resultados no sistema de macrodrenagem do Lajes, explicou José Luiz Alves, presidente do Codau.

O impacto das obras na Leopoldino será grande, como prevê Anderson Adauto, mas as intervenções deverão ser encaradas por toda a sociedade como uma ação que foi embasada em estudos sérios, técnicos renomados e, sobretudo com supervisão do Banco Mundial que acompanha de perto o desenrolar do Água Viva.

O componente da macrodrenagem I e II resultará na construção de 6 km de novas galerias. A macrodrenagem I envolve as avenidas Leopoldino de Oliveira entre a Cândida Mendonça Bilharinho até o entroncamento com a Santos Dumont. A Av. Santos Dumont até a Praça de Esportes e mais a Pedro Salomão até a rotatória próxima ao Parque do Paço e a Santa Beatriz até a rua Prata.
‘Estamos preparando Uberaba para conviver, em um futuro bem próximo, com uma nova realidade. Ruas de centro sem riscos de enchentes, de prejuízos e livre de insegurança’, ressaltou Anderson Adauto. O prefeito também reiterou a necessidade de várias frentes na Leopoldino de Oliveira para acelerar o trabalho e liberar a avenida para as obras da mobilidade urbana. Com recursos de R$ 44 milhões (PAC-2), a avenida receberá terminais e estações de embarque e corredores exclusivos para os ônibus.
 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar