WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

18/02/2013 - Secretário de Estado faz visita de cortesia a Piau

O prefeito Paulo Piau recebeu ontem à tarde, em seu gabinete, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento. Participando do encontro, estava o Secretário Municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, o Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Marcelo Lana, o Gerente Regional da Emater, Gustavo Laterza, entre outros integrantes da entidade.
O secretário garantiu a Piau que a pasta está de portas abertas para Uberaba, no sentido de viabilizar projetos que reforcem a agricultura familiar e beneficie o agronegócio da região. O prefeito destacou o retorno do convênio do município com a Emater, cancelado na gestão passada. “A Emater é uma grande parceira desta gestão. Queremos organizar, valorizar e capacitar o produtor rural, principalmente aqueles que atuam na agricultura familiar”, disse.
Danilo Siqueira também informou ao prefeito e ao secretário estadual que estudos estão sendo feitos no sentido de ampliar o convênio, no intuito de que a Emater ofereça ao produtor mais técnicos. Gustavo Laterza também ressaltou que a empresa tem como objetivo estimular novas oportunidades na cidade, no âmbito da agricultura familiar, dentro do setor de hortifruti, visando o fornecimento de alimentos para a administração pública. Ele também revelou que, juntamente com Siqueira, irão a Ibituruna – SP, onde a cooperativa local implementa um importante projeto de abastecimento de hortifruti, que pode vir para Uberaba. O secretário municipal lembrou que 50% do abastecimento do CEASA vêm de fora, visto que os produtores locais não conseguem abastecer a instituição. “Precisamos lembrar que temos a quem oferecer os produtos, por isso, queremos investir neste segmento”, destacou.
Habitação – Outra ação ressaltada por Piau, no tocante a administração municipal, diz respeito à construção de casas na comunidade rural. Para ele, esta é uma ação prioritária. Ele também revelou ao secretário a retomada do Ensino Médio na Comunidade da Baixa, bem como a implantação de cursos profissionalizantes no local, que estão em fase de estudo por parte da Secretaria de Educação do município. “Queremos que as comunidades rurais de Uberaba tenham condição de crescimento, mas com qualidade. Por isso pretendemos oferecer moradia digna, ensino de qualidade e todo o aparelhamento social necessário a sua sobrevivência de maneira sustentável”, afirmou.
Elmiro Alves parabenizou Piau pela iniciativa, lembrando que a organização dos pequenos produtores, gera renda familiar, melhora a qualidade de vida e também gera riquezas ao município. Ele voltou a reforçar que a pasta quer trabalhar em parceria com a prefeitura de Uberaba.
Evento – Ainda ontem, o Prefeito Paulo Piau participou da inauguração do CITUR – Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais, do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU). No evento, que foi prestigiado pelo secretário de Estado, Elmiro Alves, Deputado Federal, Marcos Montes e Deputado Estadual, Romão Tito, entre outras autoridades e produtores rurais, o prefeito parabenizou o sindicato pela gestão moderna, eficiente e liderança junto aos produtores da cidade. Ele destacou que a prefeitura será uma parceira na busca de projetos que beneficiem o agronegócio. Ele destacou o avanço com o Código Florestal, lembrando que Minas precisa avançar fazendo as adequações necessárias.
Outra questão abordada por Paulo Piau, diz respeito à criação da Região Metropolitana, que englobará as cidades que compõem as Bacias do Rio Grande e Alto Paranaíba. “Temos que ter unidade para progredirmos. Não adianta Uberaba e Uberlândia crescerem, as cidades menores não. Assim, é preciso unir força para que o crescimento seja conjunto. Vamos esquecer rivalidades e esquecer emancipação do Triângulo. O foco é a criação da Região Metropolitana, para a resolução de problemas comuns, visando à estruturação de uma Agência Regional de Desenvolvimento. Estamos trabalhando em conjunto com o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, para implantarmos este projeto e contaremos com todos, pois o benefício será para região”, afirmou.
O complexo fica localizado na Univerdecidade, nas imediações da Fazenda Experimental Getúlio Vargas. O centro foi construído em 1.600 metros quadrados, com espaço para toda a estrutura do Sindicato Rural, que ocupará uma área de 700 metros quadrados, a prefeitura fez a doação do terreno de 7mil m², além de contrapartida nos recursos de emenda parlamentar do deputado federal Marcos Montes. O investimento total do CITUR foi de, aproximadamente, R$ 2,2 milhões.

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar