WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

18/02/2013 - Piau encaminha a CMU projetos de combate ao crack e que trata de segurança pública

Dois dos temas que mais preocupam o prefeito Paulo Piau, que é o combate às drogas e as questões que envolvem a segurança pública, serão discutidos pela Câmara Municipal de Uberaba. Os dois primeiros projetos a serem encaminhados ao Legislativo tratarão destes temas.  De acordo com o secretário municipal de Governo, jornalista Wellington Cardoso Ramos, Uberaba vai aderir ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”. Ele ressaltou que o prefeito quer Uberaba engajada nessa luta que classificou como sendo de interesse nacional, por isso o simbolismo do primeiro projeto tratar justamente dessa questão.    
Uma videoconferência realizada na manhã de ontem (15/02) uniu prefeitos, secretários municipais e os governadores de Minas Gerais, Antônio Anastasia e Rio Grande do Sul, Tarso Genro a autoridades federais. O encontro tem apoio técnico do Banco do Brasil e segue cronograma decidido de acordo com cada região. Os secretários de Uberaba participaram da videoconferência no anfiteatro da PMU. O primeiro a falar foi o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O programa é baseado em três eixos: Prevenção, Cuidado e Autoridade. De acordo com o ministro, é imperativo trabalhar com a lógica de que o usuário é um doente, o traficante criminoso. Estabelecida essa premissa, as ações de cuidado, prevenção e autoridade serão direcionadas para cada público alvo. O programa lançado neste ano possui orçamento federal previsto de R$ 4 bilhões até 2014.   
De acordo com o ministro, o objetivo do Programa “Crack, é possível vencer” é aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.
Ainda de acordo com o Ministério, a videoconferência tem por objetivo sensibilizar os órgãos públicos ligados à questão sobre a metodologia do Programa “Crack, é possível vencer”. Posteriormente será elaborado um plano de ações para cada cidade, levando em conta a situação de cada um. O Governo Federal irá disponibilizar recursos financeiros a estados e municípios, que poderão aderir ao programa assumindo contrapartidas e implementando os equipamentos de saúde, assistência social e segurança pública.
Violência - O segundo projeto a ser encaminhado para análise dos vereadores, diz respeito a segurança pública. A matéria oficializará por lei, seguindo diretrizes do Ministério da Justiça, o Gabinete de Gestão Integrada do Município, que reunirá todas as forças de segurança da cidade, bem como órgãos da própria Prefeitura que atuam na prevenção. O secretário explicou que os participantes do Gabinete terão reuniões reservadas, visando à definição de estratégias de combate a violência, bem como medidas preventivas a serem adotadas.
O Gabinete de Gestão Integrada será presidido pelo prefeito Paulo Piau, estando ligado diretamente a seu gabinete. Segundo Cardoso, o prefeito quer participar ativamente da tomada de decisões e estratégias voltadas para as políticas públicas de segurança.

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar