WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/09/2013 - Cidades da microrregião de Araxá aderem ao CISVALEGRAN

O prefeito de Uberaba, e vice-presidente do CISVALEGRAN (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande), Paulo Piau esteve junto com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, na cidade de Araxá para convidar as cidades daquela microrregião a aderirem ao consórcio. Prefeitos e secretários de Saúde das cidades de Araxá, Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Tapira, Santa Juliana e Pratinha, além de administradores do consórcio, estiveram presentes na reunião.

Várias vantagens foram apresentadas às cidades que se interessaram a fazer parte do CISVALEGRAN. O transporte social para procedimentos de saúde agendados é uma delas. “Por falta de transporte, muitas pessoas das cidades pequenas agendam exames aqui e não vem por falta de transporte. Isso prejudica quem está com o exame marcado e quem está esperando por uma vaga para fazer o exame. Com a adesão dos novos municípios, vamos contratar este serviço através do consórcio” disse o secretário Fahim.

Outras pautas como a implantação do SAMU Regional e a gestão do Hospital Regional também foram discutidas. As redes regionais de urgência e emergência só são organizadas por meio de consórcio de saúde. Por isso, se todas as microrregiões fizerem parte do consórcio, será implantado um SAMU em cada cidade sede. Além de Uberaba, terão também um serviço regional de urgência e emergência próprio, as cidades de Frutal, Iturama e Araxá.

Foto: Sebastião Santos



Sobre o Hospital Regional, foi colocado que é importantíssimo que todas as cidades jurisdicionadas a Uberaba façam parte tanto da administração, quanto do custeio e financiamento do hospital. “A missão do Hospital Regional é atender à população de Uberaba e de todas as cidades que fazem parte da macrorregião. Por isso, é necessário que todos participem do custeio da unidade”, disse o prefeito Paulo Piau.

O CISVALEGRAN já presta serviços de média complexidade como clínicas oftalmológicas, cardiologia e neurologia, além de exames de finalidade diagnóstica como holter, teste ergométrico, mapa e endoscopia. O consórcio também é usado como instrumento para viabilizar e facilitar o recebimento de recursos estaduais no atendimento a urgência, como no combate à dengue por exemplo.

 No final da reunião todas as cidades presentes aderiram ao consórcio, além das oito cidades já faziam parte do mesmo que são Água Comprida, Santa Juliana, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Pirajuba, Uberaba e Veríssimo. Todas as cidades convidadas a se aliaram ao CISVALEGRAN. Na semana que vem o prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde Dr. Fahim Sawan vão visitar as cidades de Iturama e Frutal para mostrar os benefícios do consórcio. A macrorregião de Uberaba possui 27 municípios, sendo que 12 deles ainda não fazem parte do consórcio.

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar