WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

24/02/2014 - Piau inaugura Ciclofaixa no Parque das Acácias

O prefeito Paulo Piau inaugurou, juntamente com o seu secretariado, o Projeto Ciclofaixa, na manhã do último domingo (23) no Parque das Acácias. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba, a O.S. Esporte Brasil e a Duratex.

Em novembro de 2013 Piau inaugurou o Bicicletário com 12 bicicletas, 15 capacetes de ciclista e um ‘kit’ de peças de reposição. Todos os equipamentos são de acesso livre à população e com utilização gratuita. A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) terá um colaborador no local para controle da utilização pelas pessoas previamente cadastradas, funcionando nos domingos de 8h às 13h. O aluguel é válido apenas para os maiores de 18 anos. Para o cadastro basta levar sua identidade.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Alan Carlos, o projeto é inovador na região, envolvendo muitas secretarias. “São cerca de mil e quatrocentos metros de ciclovia, onde a população poderá utilizar o espaço de forma segura. A parte da secretaria está nos quatro educadores físicos que disponibilizamos para auxiliar a população”, disse Alan. Ele também lembrou que a Secretaria de Esporte lançará um concurso nas escolas públicas, em que o melhor desenho será grafitado no Bicicletário. Em breve o projeto será divulgado.

O secretário de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos Emanuel da Paixão Kappel, lembrou que o projeto é uma iniciativa de várias mãos, e da sua parte são disponibilizados guardas municipais para o monitoramento de pontos críticos do percurso. "De forma multidisciplinar trabalhamos para que não ocorra nenhum acidente, por isso seis guardas trabalham atendendo a população e orientando" ressaltou o Kappel.

Para o secretário de Infraestrutura Roberto Indaiá, a pasta tem a responsabilidade de fazer todo o trabalho necessário para que o projeto aconteça da melhor maneira. “Conforme determinação do prefeito Paulo Piau, a Secretaria de Infraestrutura auxilia com veículos e mão de obra para compra, colocação e retirada dos cones. Entre o sábado e o domingo nós temos uma equipe de 27 pessoas trabalhando no projeto e deixamos sempre 12 pessoas na retaguarda para o auxilio aos demais profissionais que trabalham para o projeto acontecer", explica Indaiá.

Em 2013, o chefe de Gabinete Fernando Hueb, juntamente com o prefeito Paulo Piau visitaram o serviço de Ciclofaixa de São Paulo, filtrando informações e trazendo o modelo de projeto para Uberaba. "Buscamos este modelo de lazer pelo que vimos na avenida Paulista. Assim como em São Paulo, aqui estamos implantando circuitos independentes, como foi o caso do circuito da avenida Santos Dumont com av. Nenê Sabino e no Parque das Acácias", destaca Hueb, lembrando que o projeto pode ser ampliado para outras regiões.

Segundo ele está sendo estuda a hipótese de ampliar o circuito na av. Nenê Sabino até a avenida da Saudade e fazer uma pesquisa detalhada em outras regiões como Jardim Copacabana e bairro Abadia, mas que as prioridades são  para os locais que comportem o projeto, com avenidas mais largas.

De acordo com o prefeito Paulo Piau, Uberaba nunca foi uma cidade que valorizou a bicicleta como lazer e este governo está começando com o ciclofaixa. Queremos avançar mais, queremos criar vias, conscientizando a população da importância da bicicleta para a mobilidade urbana. Nossa intenção é criar outras estruturas como essa para atender a população, criando também a cultura do exercício físico”, conclui Piau.

 

Jorn. Mateus Barros Cordeiro

 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar