WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Coordenadoria da Mulher

26/02/2014 - Prefeitura prepara programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher será comemorado pela Prefeitura de Uberaba, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, juntamente com a Unidade de Atenção ao Idoso, com uma semana de atividades. O dia, comemorado em 8 de março, será celebrado com ações a partir do dia 2, aniversário de 194 de Uberaba, até o dia 11 de março.

Segundo a coordenadora, Elizabete Cardoso, a programação tem como objetivo a conscientização sobre temas relevantes como: Direito da Mulher na Gestação e Violência Sexual. Também serão distribuídos panfletos com informações sobre o CIM – Centro Integrado da Mulher e sobre o CRM – Centro de Referência da Mulher.

“Teremos também um baile com o grupo Alegria que será realizado na UAI e ainda um dia de beleza que iremos oferecer corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele, entre outros serviços, que serão realizados com ajuda de parceiros, como por exemplo, Yes Cosméticos e Laboratório Sabin”, destacou a coordenadora.

O primeiro dia de atividade será desenvolvido no Parque do Paço, juntamente com eventos em comemoração ao aniversário da cidade, que também é tema do carnaval denominado: “Uberaba 194 anos - Carnaval no Gás Total 2014”. A programação completa da semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher será divulgada nos próximos dias.

História - O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1.500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas. Somente anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher. (Fonte: Nova Escola)

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Coordenadoria da Mulher



Voltar