WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/02/2014 - Settrans segue com Blitz Educativa

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), por meio da Seção de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar, intensificou o trabalho de educação no trânsito, nas últimas semanas. Através de blitz educativa nas principais ruas e avenidas da cidade, guardas municipais e policiais militares abordam os motoristas e passam informações quanto aos cuidados no trânsito.

Uma das atividades desenvolvidas pela equipe é o projeto denominado “Carnaval Consciente”, que tem como objetivo alertar os motoristas quanto aos riscos de acidentes no trânsito registrados neste período, como também a utilização de equipamentos de segurança obrigatórios como o cinto de segurança. A utilização do celular ao dirigir também está sendo alvo da fiscalização.

O chefe de Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis destaca que a blitz é educativa e todo trabalho está voltado para conscientização das pessoas. “Este trabalho é realizado o ano todo, sempre estamos desenvolvendo campanhas educativas, mas vale ressaltar que a Policia Militar tem autuado os motoristas infratores, pois a legislação é bem clara quanto ao procedimento de autuação”.

Hélio Reis destacou ainda que na blitz realizada na manhã desta terça-feira (25), centenas de motoristas foram abordados, no cruzamento da Rua José de Alencar com Avenida Guilherme Ferreira, e que muitos condutores foram autuados.

A principal infração cometida, no caso dos carros, foi a falta do uso do cinto de segurança e a utilização do celular ao dirigir. Já no caso dos motoqueiros, a infração mais comum está relacionada em manter a viseira do capacete aberta, sem nenhuma proteção especial nos olhos, e o não travamento da fivela de segurança do capacete pela jugular, o que no caso de um acidente pode agravar muito a situação do condutor.

“Em um acidente de moto sem que o capacete esteja preso à jugular do condutor, com o impacto, automaticamente o capacete se solta da cabeça e isto pode deixar o condutor em total situação de vulnerabilidade, agravando ainda mais a situação”, concluiu Hélio Reis.

No projeto “Carnaval Consciente” a blitz educativa está sendo desenvolvida em parceria com o Hemocentro de Uberaba, onde os motoristas abordados recebem panfletos e orientações sobre a importância da doação de sangue neste período, quando o Hemocentro tem que garantir o estoque para atender os hospitais da cidade e da região.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar