WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

11/04/2014 - Defesa Civil alerta população para período de chuvas

Segundo informações do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais – SIMGE - a previsão do tempo para Uberaba indica temperatura máxima entre 28ºC e 33ºC, e mínima entre 21ºC e 18ºC. Além disso, o céu nublado à tarde e encoberto à noite, aumenta a probabilidade de continuidade do período chuvoso. Previsão semelhante é aguardada até sexta-feira (11), com céu nublado a encoberto. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Evaldo Faquineli dos Reis, em Uberaba há uma chance de 80% de chover com a média de {10 a 14.9 mm/h}, com intensidade moderada. Em razão disso, a Defesa Civil de Uberaba faz alerta referente às mudanças do clima.

 “Motoristas devem ter atenção especial nesta época. As chuvas fortes diminuem a visibilidade e a pista molhada pode ocasionar acidentes. Já a população deve ficar atenta aos riscos de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos de encostas e em não colocar lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento das águas pluviais em vias públicas”, esclarece.

Em caso de tempestades acompanhadas de descargas atmosféricas, Evaldo Faquineli recomenda alguns cuidados que podem fazer grande diferença. “Se estiver ao ar livre, a pessoa deve procurar um abrigo seguro, longe de árvores e estruturas metálicas. Caso esteja dirigindo, pare em local elevado, por ser livre de inundações, mas longe de árvores, redes elétricas e rios. Além disso, tente evitar o uso do telefone durante uma tempestade”, explica o coordenador.

Faquineli explica ainda que, durante as tempestades elétricas, com queda de raios ou descargas atmosféricas, também é prudente que as pessoas tirem todos os aparelhos domésticos da tomada. Ocorrendo algum problema com estes equipamentos devido a descargas elétricas vindas da rede, o consumidor deve ligar no 116 para que a Cemig avalie os danos e, se for caracterizado que o problema ocorreu pela sobrecarga da rede, a companhia pode ressarcir o consumidor. Em caso de raios atingirem postes de energia elétrica a recomendação é nunca se aproximar de cabos ou fios caídos no chão e de maneira nenhuma tentar removê-lo com pedaços de madeira ou canos de qualquer espécie.

 

Comunicação PMU/ 10/04/14

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar