WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

08/10/2014 - Sem água no rio Uberaba Codau pode adotar racionamento

Reunião entre a direção do Codau com o prefeito Paulo Piau nesta quarta-feira (8) serviu para avaliar o momento da crise no abastecimento em Uberaba. O prefeito determinou ao presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, que sejam tomadas todas as medidas possíveis para minimizar a redução de vazão do rio Uberaba. O problema está relacionado à seca, a pior dos últimos 83 anos, segundo dados da Cemig.


Guaritá alertou para a permanente oscilação de vazão do rio Uberaba que coloca a cidade em situação muito grave. ‘Hoje podemos dizer que está ocorrendo retirada ilegal de água do rio, seja por meio de irrigação ou mineração e mesmo com todo o esforço do Ministério Público em pedir fiscalização do Instituo Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o problema ainda não foi resolvido’. A preocupação se dá pelo fato de que em certas horas do dia a vazão cai bruscamente e depois volta a subir.


Na terça-feira(7) o Codau registrou vazão de 590L/s, um volume insuficiente para atender toda a demanda da cidade. O dirigente disse que se a queda continuar não haverá outra solução a não ser adotar medidas drásticas de racionamento, o que implicará em fechamento de reservatórios por mais de 24h para que possam ser recuperados e assim recomeçar a distribuição de água. ‘Estamos no limite e a população precisa entender que não temos de onde retirar mais água. A transposição do rio Claro está sustentando a cidade neste momento, pois o rio Uberaba não tem mais vazão suficiente. E a captação do Claro está no limite outorgado. O que temos disponível é apenas metade do que precisamos e tudo o que podemos fazer está sendo feito.’, sentenciou ele. 


Luiz Neto reiterou que a cidade precisa de uma barragem de armazenamento de água no rio Uberaba. O município não tem um sistema como o Cantareira em São Paulo que retém a água para abastecer a cidade.  Esta barragem tem custo previsto de R$ 35 milhões e toda a mobilização técnica e política está sendo feita para obter esses recursos e assim dar início a esse projeto.

Ascom Codau/Jornalista Edna Costa
 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar