WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/10/2014 - Baixa adesão de adolescentes à vacina contra o HPV preocupa autoridades de saúde

A campanha da segunda dose da vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) termina nas escolas nesta sexta-feira (10), e, até quarta-feira (8), apenas 3.605 adolescentes tomaram a vacina, o que corresponde a 59% do público-alvo. A primeira dose da vacina atingiu 86% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (80%) com 5.284 meninas vacinadas. 


Segundo informações da Secretaria de Saúde, mesmo com a vacinação incluída no calendário do Ministério da Saúde, o número de adolescentes vacinadas nas escolas foi considerado baixo nessa segunda dose da campanha. “É importante que a adolescente não vacinada nas escolas, procure a Unidade Matricial de Saúde (UMS) mais próxima, porque a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira, correndo o risco de a primeira dose perder o efeito”, explicou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.


Em todo o território nacional a vacina foi aplicada nas adolescentes e apenas o município paulista de Bertioga registrou supostas reações. Entretanto, as três jovens que estiveram internadas já foram liberadas do hospital e passam bem. Profissionais de saúde do estado de São Paulo continuam pesquisando o que realmente aconteceu apenas em Bertioga.  


Nesta quinta-feira (9), na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, 41 adolescentes serão imunizadas, às 8h. As equipes estarão às 8h30 nas escolas estaduais professor Alceu Novaes, vacinando 26 adolescentes e São Benedito, com 36 imunizações. Às 9h, será a vez da Escola Estadual Horizonta Lemos, com mais 60 meninas vacinadas.


No último dia da campanha, sexta-feira (10), as escolas programadas são Norma Sueli Borges, às 8h, com 61 adolescentes, Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, às 8h e às 13h30, com 80 vacinações e Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, com 55 meninas imunizadas, às 13h30.


Neste ano, o público-alvo da campanha é adolescente de 11 anos até menores de 14 anos (13 anos, 11 meses, 30 dias). A partir do ano que vem a faixa etária muda para crianças de 9 anos a menores que 12 anos. 


Após sexta-feira (10), a vacinação continua nas Unidades Matriciais de Saúde (UMSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações na Central de Vacina pelo telefone (34) 3322-7822. 
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar