WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

10/10/2014 - Produtor rural ajuda a aumentar vazão do rio Uberaba

O rio Uberaba vai receber nos próximos dias cerca de 15 milhões m3 de água que chegarão pelo córrego da Mata. É uma vazão extra de água que começou a ser liberada nesta sexta-feira (10) de uma reserva ambiental localizada na região da Serrinha, bairro rural de Uberaba.

A ação é do proprietário da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) José Noel Prata que ficou sensibilizado com a drástica redução de vazão do rio Uberaba e decidiu liberar água de cinco dos sete tanques de piscicultura, instalados dentro da reserva.

A água represada nos tanques vem de centenas de nascentes dentro da fazenda e agora seguirá direto para o rio Uberaba, passando pelos córregos da Mata, Borá, Saudade até chegar no rio Uberaba e dali alcançar a captação do Codau.  A liberação será gradativa ao longo dos próximos dias o que favorecerá a captação, permitindo assim sua plena utilização.

Noel explicou que os peixes serão todos capturados e relocados para dois tanques que permanecerão ainda em atividade. ‘A ideia nasceu depois que assisti o Luiz Neto (presidente do Codau) em uma entrevista explicando que a seca foi determinante para a situação de emergência do rio Uberaba. Como a cidade está sem água e minha atividade de piscicultura foi reduzida, então achei por bem tomar esta atitude. Acho que isso é uma obrigação e não um favor para a cidade’, ressaltou Noel Prata.

O diretor de Desenvolvimento e Saneamento do Codau, Olavo Resende Júnior, acompanhou a liberação da água do primeiro tanque e explicou que com o volume disponibilizado é possível abastecer até 30 mil residências que tenham caixa de água de 500 L ou 15 mil imóveis com caixa de água de 1000 L.

‘A ação do produtor é uma medida bem vinda neste momento de seca prolongada, explicou o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. ‘Toda ação em prol do coletivo é o que mais precisamos neste momento e estamos tendo parceria inclusive dos irrigantes do rio Claro’, explicou ele. Nesta fase da estiagem o rio Claro também tem dado sinais de fadiga e a captação de água desse manancial é feita pelo Codau e vários produtores de grãos e horticultura.

 

Ascom Codau

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar