WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/10/2014 - Saúde prepara ações para o Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Uberaba prepara programação para a campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o secretário de Saúde, Fahim Sawan, essa é uma campanha tão importante quanto a do Outubro Rosa. Ele lembra que os homens não têm o hábito de cuidar da própria saúde, por serem mais desligados ou por preconceito. “Vamos intensificar as ações, não somente com a prevenção do câncer de próstata, mas também com o programa antitabagismo, aferição de pressão arterial e prevenção ao diabetes e à obesidade. Queremos voltar à atenção para a saúde integral do homem”, ressaltou o secretário de Saúde, Sawan.

No dia 3, será o lançamento da campanha “Câncer de Próstata: é preciso tocar nesse assunto”. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão, na sala de espera dos atendimentos, orientações sobre o câncer de próstata e a importância  dos exames preventivos. Do dia 4 ao dia 28, a campanha dá sequência em todas as unidades de saúde com o tema “Saúde do Homem em Foco”, com orientações nos grupos de Hiperdia e também nas salas de espera, onde serão abordados temas como tabagismo, alcoolismo, hipertensão arterial, câncer de próstata, disfunção sexual e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Já no dia 19 haverá evento na Praça Rui Barbosa, das 8h às 14h, quando a saúde do homem estará em foco mais uma vez, com recomendação sobre saúde laboral a ser realizada pelo CEREST. Alunos da UFTM também participaram da campanha, passando informações sobre os cuidados com a saúde bucal; prevenção de doenças; os malefícios do tabaco e os pontos de atenção na cidade para quem deseja largar o vício; realização de testes de HIV e distribuição de preservativos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); aferição de pressão arterial e diabetes; prevenção à dengue, além de distribuição de panfletos sobre o câncer de próstata.

E no dia 29, ocorre o mutirão contra o câncer de próstata nas Unidades Regionais de Saúde (URSs) São Cristovão e Boa Vista, das 7h às 13h, com a realização do exame de toque e coleta de sangue para o Antígeno Prostático Específico (PSA), para homens acima de 40 anos. O secretário de Saúde recomenda às mulheres que cuidem da própria saúde, para cuidar também da saúde dos seus familiares. “Precisamos que as mulheres levem os seus maridos, filhos, irmãos, pais e os convençam a cuidarem mais de si. Se tem alguém que pode ajudar a quebrar esse preconceito, são as mulheres” disse.

Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar