WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/03/2015 - Fundação apresenta espetáculo de dança com exemplos de superação

Associação Crepúsculo e Fundação Cultural levam ao palco artistas com e sem deficiências em espetáculo, que é referência nacional em inclusão

O espetáculo “Conatus – A essência do Ser”, da Crepúsculo Cia de Dança, apresenta ao público de Uberaba a diferença sob nova ótica, a da alegria de ter a diversidade como algo desafiador, novo e necessário a toda a sociedade que se pretenda mais digna e cumpridora de seu dever de acolher e gerar oportunidades a todos os seres humanos. O espetáculo é realizado pela Crepúsculo Cia de Dança e Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural. A apresentação será no dia 28 (sábado), no Cine Teatro Vera Cruz, às 20 horas, com entrada gratuita.

No espetáculo está impresso o trabalho desenvolvido há 18 anos pela Associação Crepúsculo na promoção de diferentes vivências e encontros, acessos e ações que potencializam expressões e vidas que antes permaneciam anônimas, escondidas, segregadas e envergonhadas. O espetáculo faz parte do projeto Entre Companhias, da Associação Crepúsculo, com o patrocínio do Boticário.

Além das apresentações gratuitas, cada cidade do projeto recebe também a Oficina de Dança Inclusiva, cujo objetivo é partilhar alguns dos conceitos e das práticas metodológicas desenvolvidas na Crepúsculo Cia de dança ao longo dos seus anos de existência.

“Todo o trabalho artístico da Crepúsculo é desenvolvido por artistas com ou sem deficiência, sejam elas físicas ou intelectuais. E é essa diversidade que enriquece o processo criativo e, sobretudo, a vida de cada um de nós. É importante dizer que essa diversidade propicia a criação artística coletiva porque em cada participante é estimulada a independência e a capacidade de aprendizado, em espaços de convivência que permitem que todos exerçam suas potencialidades.”, afirma Luciane Kattaoui, coordenadora artística da Associação Crepúsculo.

A Crepúsculo Cia. de Dança é considerada uma das referências nacionais em arte inclusiva. Criada em 1996, a Cia tem como principal linguagem a dança contemporânea, na qual os intérpretes-criadores, com e sem deficiências, atuam coletivamente no processo de construção do trabalho artístico. Possui em seu repertório as montagens “Tempos”, “Extensão”, “Afectos” e “Conatus - A essência do ser”.

Vale lembrar que o espetáculo é gratuito e os ingressos podem ser retirados na Fundação Cultural de Uberaba até sexta-feira.

Projeto – O projeto Entre Companhias surge do encontro de duas cias artísticas que, embora possuam linguagens diferentes - dança e teatro - possuem uma alma em comum: a diversidade. E no desejo de apresentar a públicos distantes essa diversidade pulsante em suas obras, Entre companhias coloca na estrada os espetáculos "Conatus - A Essência do Ser", da Crepúsculo Cia. de Dança, e "Atrás do Arco Íris", do Núcleo de Investigação Teatral Crepúsculo.

Com apresentações gratuitas e realizadas em espaços que permitam o acesso do público amplo e irrestrito, o projeto Entre Companhias leva para cidades do interior de Minas Gerais um novo olhar sobre o fazer artístico inclusivo. Considerando a escassez de atividades artísticas culturais inclusivas, que incentivem a participação de pessoas com deficiências, esse projeto passa a ser referência na construção de novos conhecimentos e desenvolvimento de novas linguagens artísticas em Minas Gerais. Afirmar e potencializar as diferentes singularidades dos intérpretes-criadores, plateia e participantes das oficinas artísticas, faz com que esta multiplicidade possa gerar interpenetrações e novos sentidos individuais e coletivos, disseminando a ideia de coletividade.

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar