WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/03/2015 - E.M. Frei Eugênio recebe operação de segurança da Settrans

Outras quatro escolas já foram alvo da campanha; Educação no Trânsito fiscaliza o comportamento dos motoristas e seus respectivos veículos

 
A operação Embarque e Desembarque nas Escolas, promovida pela Seção de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), chegou à Escola Municipal Frei Eugênio, nesta quarta-feira (25).


A escola é a quinta unidade de ensino de Uberaba a ser alvo da operação da Settrans. O objetivo é orientar pais, alunos, educadores e motoristas de vans na promoção da segurança e da responsabilidade no embarque e desembarque nas escolas. O chefe da seção de Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos, explica que a equipe esteve presente na entrada da escola das 11h20 às 13h20, horário de maior fluxo de entrada e saída de alunos.


“Nesses horários de pico, é muito comum encontrar vans escolares com lotação excessiva ou transportando alunos sem cinto de segurança. É claro que também, vemos casos em que as regras são obedecidas, mas precisamos reforçar a cobrança ao respeito pela segurança com quem ainda pratica infrações”, conta Hélio.


Outro fato observado é o comportamento dos pais dos alunos que têm estacionado em vagas destinadas ao serviço de vans escolares. De acordo com Hélio, os pais não estão errados em parar o carro para deixar o aluno entrar ou sair, mas deve haver rapidez nessa ação para não atrapalhar as vans escolares.


“Existem placas que sinalizam onde as vans escolares estacionam para embarque e desembarque de alunos. O que acontece é que, muitas vezes, os pais ocupam essas vagas para parar seus carros e entrar na escola com seus filhos, o que acaba interferindo no trabalho do transporte escolar”, explica.


Até o momento, a operação Embarque e Desembarque nas Escolas já esteve nas escolas Criativa, no Colégio Uberaba, na Escola Estadual Minas Gerais e no Colégio Marista Diocesano.


Ainda não existe data definida para o término da operação, mas a seção de Educação no Trânsito enfatiza que o objetivo é abranger o maior número possível de escolas.


Pedestres – A Settrans continua, durante esta semana, as ações de orientação e fiscalização de pedestres no centro de Uberaba, como forma de garantir a segurança no trânsito após as mudanças implantadas com a instalação do sistema BRT-Vetor de transporte coletivo.


Além do trabalho de orientação, a Educação no Trânsito trabalha em conjunto com equipes da Guarda Municipal (GM), responsáveis pela aplicação de medidas punitivas em casos de infração de leis.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar