WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

26/03/2015 - Seplan estuda soluções criativas de planejamento para Uberaba

A Secretaria de Planejamento está estudando soluções urbanísticas criativas para a cidade de Uberaba. O secretário Marcondes Nunes de Freitas e a subsecretária Maria Paula Meneghello, estiveram em visita à cidade de Curitiba na última semana, para uma conversa com o arquiteto urbanista Jaime Lerner, que foi o idealizador do sistema de transporte coletivo, BRT.

Durante a viagem Freitas e Meneghello puderam vivenciar o BRT da cidade e ver como é seu funcionamento. “A conversa com o Jaime Lerner favoreceu a abertura de diretrizes para atuar no município, melhorando a lei de uso e ocupação do solo. Além de que foi muito interessante ver a eficiência do BRT e como são os terminais”, aponta.

Conforme destaca a subsecretaria Maria Paula, a secretaria está interessada em buscar soluções criativas para a cidade. “Percebemos que o BRT é só uma das soluções que a cidade tem a oferecer. Quando o BRT começou a funcionar em Curitiba ela tinha 300 mil habitantes. À medida que a cidade foi crescendo a rede foi se expandindo e foram sendo criados novos mecanismos como o ligeirão, que carrega 250 pessoas. Além dessas soluções de trânsito e transportes, também vimos questões de planejamento urbano referente à cidade em si”, aponta Maria Paula, destacando ainda que pode conversar com o urbanista sobre a implantação do BRT em Uberaba que está em caráter experimental.

Entre os outros assuntos discutidos, a subsecretária citou a questão dos parques, visto que Curitiba tem alguns excelentes, além de soluções de macro drenagem interessante.

Jaime Lerner, foi quem criou e inventou o sistema BRT que hoje está sendo executado em 186 cidades no mundo de forma completa além de mais de 300 cidades que implantaram parcialmente, como em Uberaba que tem um corredor exclusivo. Lembrando que o BRT Sudeste e Sudoeste, orçado em R$ 40 milhões, está em fase de análise de projetos para liberação de recursos.

 

Jorn. Natália Melo

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar