WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/03/2015 - Secretaria de Saúde vai reativar o Comitê de Controle da Dengue

Proposta do secretário Túlio Cury é mobilizar a sociedade civil organizada e a população no combate à dengue

 
Conforme orientação do secretário de Saúde, Túlio Cury, o departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, esta semana, a convocação para refazer o Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue no Município de Uberaba, que está desativado deste outubro de 2013.


A demanda da SMS integra a estratégia de combate à dengue, após o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) ter apontado uma incidência geral do mosquito de 3,4% em Uberaba. De acordo com o diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, a SMS fará contato, no decorrer da semana, com várias instituições da cidade, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, instituições de ensino e, ainda, representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Uberaba.


“Nossa expectativa é reativar o comitê para envolver a sociedade civil organizada, como foi feito em anos anteriores, ouvir todos os participantes e trabalhar com ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e de conscientização da população,” afirma Antônio Carlos.


O último Comitê era composto por cerca de 30 membros, que eram periodicamente informados sobre a situação da dengue no município. O novo comitê ficará responsável por desenvolver, acompanhar e avaliar atividades diversas e planejadas com o objetivo de minimizar a ameaça da dengue.


O departamento de Zoonoses trabalha em uma série de operações com o objetivo de evitar o aumento de casos de dengue na cidade. Além da iniciativa do secretário Túlio Cury de reativar o Comitê, o departamento desenvolve o serviço diário de motofog, visitas a unidades de saúde, instalação e monitoramento de armadilhas para o mosquito Aedes aegypti e a utilização de bombas costais motorizadas que bloqueiam a transmissão da doença.


Em relação ao atendimento a casos suspeitos de pacientes com a doença, as unidades de saúde do município estão preparadas.
 
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar