WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/03/2015 - Dia do Circo é celebrado pela Fundação Cultural

O Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro é 27 de março. Para comemorar, homenagear e valorizar os artistas e amantes da cultura, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e do Circo do Povo, realiza dois dias de atividades. Nesta sexta (27), será realizado espetáculo circense para mais de 700 alunos das escolas municipais, com shows de palhaços, malabaristas, lira, trapézios, ilusionismo, mágicos, bailarinas e músicos, bambolê e danças. O evento ocorre no Circo do Povo, às 15h. O espetáculo se repete no sábado (28), a partir das 19h30, desta vez, aberto ao público.

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu pai foi dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza. 

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. Ele foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro. 

Em 2 de agosto de 1931, Piolim recebeu homenagem de Mário de Andrade, com uma crônica que demonstrava eu encantamento com a arte do circo de Piolim. Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973. Em Uberaba, a tradição é seguida no Circo do Povo, onde acontecem oficinas de artes circenses em diversas modalidades, além de espetáculos circenses todos os meses.

 Maria das Graças Salvador - Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar