WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/09/2015 - Baixa celebra padroeiros com festa neste fim de semana

Festa de Nossa Senhora da Conceição e São José da Baixa é registrada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e vale pontos para o ICMS Cultural

 

Neste domingo (6) acontece a Festa de Nossa Senhora da Conceição e São José da Baixa, no bairro rural da Baixa.

Este é o quarto ano que a festa será acompanhada pela equipe do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), que registra todas as atividades realizadas durante o evento para enviar ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), já que a festa vale pontos para o ICMS Cultural.

A festa de São José e Nossa Senhora da Conceição da Baixa é considerada patrimônio imaterial do município de Uberaba, há quatro anos, quando foi registrada pelo Conphau e chancelada pelo Iepha/MG. Ela é um importante elemento na formação da identidade do povo uberabense com suas práticas e transmissão de saberes.

O evento é organizado pela própria comunidade da Baixa e termina com a procissão em devoção aos padroeiros, com andor de São José, Nossa Senhora da Conceição da Baixa, Nossa Senhora Aparecida, Medalha Milagrosa, Santo Antônio e São Sebastião. Centenas de fieis participam da festa, que é das mais tradicionais da região.

Neste domingo, os festejos iniciam às 9h, com celebração de missa e batizado pelo padre Reinaldo Duarte Vasconcelos Filho, seguida de procissão e almoço festivo.  No sábado (5) também acontece reza de terço e celebração de missa às 19h. Após a missa, a comunidade faz três fogueiras e levanta os mastros dos santos padroeiros.

A festa ocorre há mais de cem anos com grande significado para a população local, movimentando não só moradores da comunidade, mas toda a cidade de Uberaba e região. A comunidade da Baixa se une em devoção para comemorar os santos, misturando fé e tradição, tendo importância histórica, por ser momento de encontro das famílias e de rever amigos, que vão para Baixa prestigiar a festa.

 
Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar