WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/11/2016 - Saúde promove seminário de cuidado à pessoa que faz uso e abuso de drogas

Secretaria de Saúde realiza o Seminário "Redes de Cuidado Integral: enlaçando as Redes Intersetoriais para o cuidado integral às pessoas que fazem uso problemático de Drogas". O evento acontece na segunda-feira (28), às 09h, na FIEMG Regional Vale do Rio Grande.


O público alvo do evento são os trabalhadores da saúde, assistência social, educação, esporte e lazer, segurança pública, cultura, habitação e todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com a demanda, seja em ações de prevenção, cuidado, autoridade ou acesso a direitos. 


O objetivo do evento é de mobilizar e capacitar os profissionais envolvidos no cuidado e acesso a direitos pelas pessoas que fazem uso problemático de drogas. A intenção é de sensibilizar esses trabalhadores das necessidades dessas pessoas para além do campo da saúde.


A ideia é que o evento aprimore a visão daqueles que trabalham com este setor, quanto à necessidade de acesso a direitos constitucionais, que são fatores de diminuição da vulnerabilidade para uso e abuso de drogas. 


O Seminário é produto do Projeto Redes, da SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Justiça que promove o evento em parceria com a Secretaria de Saúde. O município foi beneficiado com o referido projeto a partir da adesão ao Plano "Crack, é Possível Vencer" ocorrida em Novembro de 2013.


Conforme explica o diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, Sérgio Henrique Marçal, o Projeto Redes ocorreu pela primeira vez em Uberaba ao longo de 2016. “O município conta hoje com uma profissional com a função de articular e sensibilizar as redes que atendem as pessoas com uso problemático de drogas. Seu trabalho objetiva fortalecer a prevenção entre as diversas políticas públicas como saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, cultura, desenvolvimento econômico e habitação”, explica Marçal. 


Programação
O seminário contará na abertura, com a participação do Prefeito Paulo Piau, do interlocutor Estadual do Projeto Redes e dos representantes das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e de Defesa Social, Trânsito e Transporte. Participará ainda, representantes da Fundação de Esporte e Lazer, Fundação Cultural e da UFTM/CRR – Centro Regional de Referência.


A primeira mesa do evento será das 09h30 às 10h30, e abordará os Direitos Humanos e a Judicialização de Pessoas que fazem uso problemático de Drogas, que será conduzido pelo professor e doutor em Direito, José Luiz Quadros de Magalhães.


Das 10h30 às 11h30, será realizado um debate. Após esse horário será feita uma pausa para almoço retornando às 13h com a segunda mesa que abordará o tema, Redução de Danos: Práticas esportivas e Culturais como dispositivos potentes na Prevenção e Cuidado às Pessoas que fazem uso problemático de drogas. Essa mesa será conduzida pelo professor mestrando em Ciências da Educação, Daniel Souza.


Das 13h50 às 14h20 será realizado um debate. Às 14h30 terá a terceira mesa do dia que abordará o Uso de álcool e outras drogas no contexto escolar: Da prevenção ao Cuidado, que será conduzida pela professora doutora e em Ciências da Saúde no Departamento de Psicobiologia, Pollyanna Santos da Silveira. Às 16h terá um debate e às 16h50 será feito o encerramento.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar