WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

17/05/2018 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes tem ação educativa no CETA em Uberaba

Campanha “Faça bonito” buscar orientar sobre sinais de abuso e onde denunciar
 
Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FUNEL) e Fundação Cultura de Uberaba (FCU), promovem ação especial de conscientização em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, nesta sexta-feira, dia 18 de maio. Com o tema “Faça Bonito”, o objetivo da Campanha é conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e combater o abuso e a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. As atividades acontecem no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), das 14h às 16h, com uma tarde de educação e recreação, com a participação de escolas, instituições da sociedade civil e parceiros.
 
Michelle Carvalho, gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), explica que a ação terá dois momentos. “O primeiro será de concentração dos jovens e parceiros e explicação, de maneira lúdica, sobre o porquê da data 18 de maio, o que é abuso, como identificar os sinais e denunciar, pedir ajuda. Após esse momento, teremos atividades recreativas e música”, relata. A gerente do CREAS ainda ressalta que o objetivo deste evento é conscientizar as crianças e adolescentes envolvidas para evitar que elas se tornem vítimas.
 
“Não podemos trabalhar apenas com ‘apagar o fogo’, ensinar as crianças a dizerem não e a procurarem ajuda, trabalhar com prevenção também é importante. Por isso, essa atividade é aberta ao público em geral, mas a nossa preocupação são crianças e adolescentes, com quem realizaremos várias atividades lúdicas, com o foco em prevenção”, ressalta Carvalho. A data ainda serve para marcar o início de um conjunto de ações contínuas de conscientização sobre o combate ao abuso, que irá até maio de 2019, chamando as instituições da sociedade civil para agirem contra a violência contra crianças e adolescentes.
 
Além destas ações, são realizadas Blitze educativas em parceria com o Maio Amarelo 2018, em que será distribuído material explicativo sobre a história do 18 de maio, além de reunião com os gerentes das escolas municipais no dia 25 de maio para orientações sobre o que é abuso, quais as formas de abuso, quais os sinais a serem reconhecidos, os fluxos de atendimento no município e onde denunciar.
 
Para mais informações sobre a Campanha, a população pode entrar em contato pelo (34) 3317-1500, telefone do CREAS, que atende das 08h às 18h (segunda à sexta) e (34) 3332-3737, telefone do COMDICAU. 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar