WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/08/2018 - Mais de 10 mil animais já foram vacinados em quatro dias da Campanha Antirrábica

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, que teve início na segunda-feira, já vacinou 10.331 animais até esta quinta-feira (2), o que representa 22,5% da meta. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, que segue na etapa urbana até o dia 28 de agosto. Seis equipes estão em diferentes pontos da cidade, de terça a domingo, para que os animais possam ser levados para a imunização.


Segundo o levantamento inicial, do total de animais já vacinados, 8.633 são cães, sendo 4.377 na zona urbana e 4256 na zona rural. Já foram vacinados também 849 gatos, sendo 376 na zona urbana e 473 na rural. Devem receber uma dose da vacina os gatos e cães com mais de três meses de vida. Já aqueles animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser vacinados no momento. Em caso de dúvidas sobre a campanha, a população pode entrar em contato com o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses pelo telefone (34) 3315-4173.


A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, alerta que a população deve se atentar a fatos que dificultam o processo da campanha. “Animais levados por crianças, que não conseguem conter adequadamente o animal, facilitam a ocorrência de acidentes, portanto não é possível a vacinação. Além disso também não está sendo realizada a vacinação em domicílio,a exceção de acumuladores com grande número de animais. A doação da vacina para levar para casa também não é permitido. Já na zona rural, a grande dificuldade são as porteiras fechadas”, explica Lara.


De acordo com ela, é de extrema importância que a população entenda o seu papel na garantia da imunização dos cães e gatos contra a raiva. “Cabe ao Estado fornecer a vacina, ao município a aplicação e à população conduzir seus animais aos postos de vacinação e contê-los durante procedimento”, esclarece.


Quem perder a data do funcionamento do posto itinerante próximo de casa, pode levar o animal até o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. Durante a campanha, o Departamento é um posto fixo e funciona de segunda a segunda, das 8 às 17 horas,  de segunda a sexta-feira e das 8 às 13horas aos sábados, domingos e feriados. Em caso de dúvidas, ligar no 3315-4173.


Próximos locais de vacinação. Para levar seus animais aos pontos de vacinação, a população deve ficar atenta ao cronograma e locais em cada bairro. Neste sábado haverá pontos de vacinação nos bairros São Benedito, Olinda, Vila Maria Helena e São Sebastião. Já no domingo será a vez dos bairros São Sebastião, Umuarama, Pontal, Universitário e Santa Maria. A relação das ruas e o cronograma completos estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba, pelo banner na parte inferior direita ou pelo  link: https://goo.gl/QU15F3. De segunda a sexta-feira, a vacinação é realizada das 9 horas às 15h30, enquanto sábados, domingos e feriados, o horário será das 8 horas às 12h30.
 
Jorn. Luiza Carvalho Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar