WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

27/11/2018 - Campanha do Laço Branco de erradicação da violência contra a mulher é lançada nesta segunda-feira

Rodas de conversa, debate e oficina estão entre as atividades para levar o tema aos cidadãos uberabenses

 
A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e do Centro Integrado da Mulher (CIM), lançou nesta segunda-feira (26) a Campanha do Laço Branco, iniciativa internacional direcionada para o envolvimento dos homens na erradicação da violência contra a mulher. A solenidade de abertura, na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), contou com a presença da primeira dama Heloísa Piau, representando o prefeito Paulo Piau, o secretário de Desenvolvimento Social Marco Túlio Cury, a gerente do CIM Juciara Moura e o gerente da UAI Márcio Antonangelo. Após, o grupo de coral da UAI “Sons do Coração” realizou uma apresentação artística ao som de instrumentos musicais.
 
O objetivo da campanha é sensibilizar, envolver e mobilizar pelo fim da violência contra a mulher, a partir de diversas ações e promover a equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres. Proclamado pela Organização das Nações Unidas no dia 25 de novembro, Uberaba terá rodas de conversa, oficinas e panfletagem conscientizando sobre a importância do tema. Todas as atividades são abertas ao público.
 
A gerente do CIM abriu a fala com o histórico da Campanha e o cronograma de atividades, que vai até o dia 06 de dezembro. “Teremos uma série de ações essa semana, trabalhando nove dias com ações diferentes com foco na prevenção. A procura por informação está maior, as pessoas estão conhecendo mais o serviço, a Lei está muito divulgada, e esse trabalho de divulgação é muito importante, porque muita gente ainda não conhece o serviço que o município oferece”, explica Juciara.
 
O secretário Marco Túlio reforçou o chamado para levar a Campanha do Laço Branco também aos homens, que não são as vítimas, mas são importantes para a combater a violência contra as mulheres, abraçando a causa. “Não é um assunto novo. Não podemos focar somente em quem sofre a violência para resolver o problema. Temos que levar a informação para o homem também, para que eles nos ajudem no combate,
trabalhar e levar nos locais onde as pessoas vão escutar e levar para discussões nos seus círculos de convivência”, analisa o secretário.
 
A primeira dama Heloísa Piau exaltou o apoio dela, do prefeito e da Prefeitura como um todo no combate à violência contra a mulher. “Fico indignada que ainda nos dias de hoje, se você ligar a televisão, verá várias agressões as mulheres. Temos que abraçar essa causa sim, temos que trazer os homens para essa causa, pois não é só a mulher que é afetada. A violência afeta a família inteira. Quantos filhos não são afetados? Quantas crianças não tem problemas porque tem em casa pais que espancam as mães? A gente tem que abraçar essa causa não só em Uberaba, mas em Minas, no Brasil e no mundo inteiro”, enfatizou a primeira dama.
 
Informação.  A gerente do CIM destacou durante a abertura, que em caso de denúncias, a mesma pode ser feita de forma anônima tanto pelo no número do Centro de Referência, 3312-9161, como pelo tridígito 180, que é o número nacional e funciona 24h. “Em caso de orientações, a pessoa pode ir no Centro Integrado da Mulher, na Rua Luiz Próspero, 242, e conversar com uma técnica para decidir os próximos passos, se vai dar prosseguimento ou não a uma denúncia. Deixamos ao livre arbítrio da mulher, a menos que ela tenha lesões aparentes, que aí tem que ser feita a denúncia, pois o silêncio prejudica o nosso trabalho. A mulher tem que procurar ajuda”, reforça Juciara.
 
Rodas de conversa. Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, serão realizadas rodas de conversa com a temática “Violência contra a Mulher” na Entidade Assistencial Rosa de Saron às 09h, no CRAS Morumbi às 09h, e no CRAS Abadia às 14h, respectivamente. A Entidade fica na Rua Antônio Zeferino dos Santos Júnior 665 – Gameleira I.
 
Ainda no dia 29, será realizada uma roda de conversa no CRAS Dr. Décio Moreira, dentro do Projeto “Portas abertas” às 09h com a gerente do CIM, Juciara Moura. Já no dia 30, a atividade acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Sacramento, com o tema: Lei Maria da Penha e a Violência Contra a Mulher.

Conscientização. Já no dia 03 de dezembro, em parceria com a UFTM, a equipe do Centro Integrado da Mulher irá realizar a ação “Maria da Penha” na sala de espera do Ambulatório Maria da Glória – UFTM durante a manhã. Enquanto as pessoas esperam atendimento, a equipe vai abordar as mulheres e conversar com elas sobre o tema da Campanha e os serviços disponibilizados pelo município.

Ainda dentro do cronograma da Campanha, no dia 04 de dezembro acontece a oficina “Costurando Sonhos II”, em continuidade à atividade realizada em 2017, no CIM, a partir das 14h, para usuários dos serviços dos CRAS. Mulheres que passarem pela unidade serão convidadas para fazer peças de artesanato, enquanto escutam profissionais sobre empoderamento e como sair de situações de violência.
 
No dia 05 de dezembro, será realizado um debate com o tema “Desafios na Aplicação da Lei Maria da Penha” na Casa dos Conselhos, às 09h, com participação da delegada Carla Garcia Bueno R. da Cunha, Oficial do Ministério Público de Minas Gerais Francine Moura Limírio, gerente do CIM Juciara Moura Limírio e advogada Núbia Martins da Costa. Dia 06, a Campanha encerra com panfletagem e assinatura de termo de compromisso dos homens simpatizantes da causa no entorno das delegacias, no Parque das Américas, no período da tarde.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar