WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/10/2019 - Encontro das Santas marca comemorações da Festa de Nossa Senhora do Rosário

O ‘Encontro das Santas’ acontece neste domingo (6) às 12 horas na Igreja da Ressurreição onde haverá apresentação dos grupos de Congadas e Moçambique e Afoxés de Uberaba. O evento faz parte da programação da Festa do Rosário que acontecerá no dia 13 de outubro.


Da Igreja da Ressureição, os devotos seguem em cortejo até a Rua Tapajós, 59, na Vila Celeste, onde acontecerão manifestações religiosas em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nossa Senhora da Aparecida e Santa Efigênia. Logo depois, a organização servirá almoço aos presentes.


A festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário acontecerá no dia 13 de outubro. A programação terá início às 8 horas com concentração na Rua Tapajós, 59 - Vila Celeste, onde os festeiros são recebidos com café da manhã. Para as 10 horas está prevista a saída do cortejo, com andores de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, além dos casais de festeiros, congadas de Uberaba e região e comunidade passando pelas principais ruas e avenidas da cidade até a Igreja de São Domingos.


A festividade que destaca a tradição da cultura popular é realizada pela Associação de Ternos de Congos em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba. A organização da festa está a cargo da rainha perpétua, Maria Luzia Cardoso, rei congo Sinfrônio José da Silva Júnior e rainha ginga Taciana Carolina Cardoso Silva.


As festas do Rosário acontecem em Minas Gerais desde os primórdios do seu povoamento. É uma tradição mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e as danças dos grupos de marujadas que passam o dia a cantar e dançar pelas ruas da cidade. Durante o seu ciclo, acontece o chamado Reinado, que a cada ano é conduzido por um rei e uma rainha (eleitos no ano anterior) e sua corte. As guardas estão representadas nos diversos folguedos folclóricos que saem em cortejo pelas ruas da cidade.


Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar