WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/08/2020 - SMS pede à população que não repasse comprovante de endereço a quem não é da cidade

Moradores de cidades vizinhas estão usando este artifício para serem testados para Covid-19

A secretaria de Saúde está monitorando, desde a última semana, um aumento de pessoas que não moram em Uberaba, buscando atendimentos em Unidades Básicas e/ou matriciais de Saúde. Segundo as informações, estas pessoas chegam com comprovante de endereço de Uberaba, mas durante a triagem e checagem de documentos, é detectada a total ausência de comprovação da pessoa utilizando os serviços na cidade. Conforme o atendimento tem andamento, algumas acabam por confirmar a informação que são de outra cidade.

Segundo o secretário Iraci Neto, a maioria chega com sintomas gripais e querem fazer o teste para Covid-19. “Infelizmente esta prática – de emprestar comprovante de endereço para parentes ou amigos de outras cidades – prejudica o morador de Uberaba. Isso já acontecia, mas agora, estão chegando com sintomas gripais e querem fazer teste de Covid-19, independente de estarem dentro do protocolo para testagem”, disse.

O secretário lembra que o Ministério da Saúde encaminhou recursos para os municípios adquirirem testes, que foi o que aconteceu em Uberaba. Além da aquisição de testes, o protocolo para ser aplicado é do MS. “Quem recebeu estes recursos tem que comprar para sua população, mas alguns chegam aqui e alegam que na cidade de origem não tem. Infelizmente, temos que atender o morador de Uberaba, por isso, pedimos que não deem o comprovante de endereço para ninguém. Estão prejudicando seu vizinho, colega de trabalho, ou seja, os uberabenses. E isso não é correto, pois se o Governo Federal encaminhou recursos para aquisição de testes, isto deve ser feito por todas as cidades”, afirmou Iraci Neto.

Cabe lembrar que além dos testes rápidos feitos pelo município, respeitando as janelas epidemiológicas para aumentar a eficácia, também está em andamento do Plano de Testagem Qualificada. Uberaba está mais que a média Estadual e da região.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar