WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

02/09/2020 - CIM passará a funcionar na Casa da Mulher Brasileira

O Centro Integrado da Mulher (CIM), ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), vai mudar de endereço. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e gerente do Centro Integrado da Mulher (CIM), Juciara Moura, conta que a nova sede será a Casa da Mulher Brasileira, projeto do governo federal que disponibiliza serviços especializados para atendimento às mulheres em situação de violência. Uberaba foi contemplada com o projeto por meio de emenda parlamentar do deputado federal Franco Cartafina, no valor de R$290 mil.

“Com a Casa da Mulher Brasileira, as mulheres daqui de Uberaba passarão a ter um espaço mais amplo e aconchegante para receber um acolhimento inicial e atendimento humanizado, com acompanhamento psicossocial e encaminhamentos diversos na rede, entre outros serviços que serão expandidos”, relata Juciara. Atualmente o CIM funciona no prédio da Polícia Civil, no Parque das Américas, enquanto a Casa da Mulher Brasileira será instalada no bairro Santa Maria, na Rua Acre, 703.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, destaca a importância de ações de prevenção e da denúncia na proteção da mulher. “Com isso, vamos trabalhar de forma integrada com todos os serviços disponíveis em Uberaba, envolver e mobilizar pelo fim da violência contra a mulher, que é uma preocupação da gestão do prefeito Paulo Piau, bem como efetivar ações para quebrar o ciclo da violência contra a mulher”, ressalta o secretário.

Serviços.  Entre os serviços que estarão disponíveis na Casa da Mulher Brasileira, estão cursos profissionalizantes, grupos de geração de renda, grupos de formação e de fortalecimento de vínculos para essas mulheres. Segundo Juciara, quem procurar o serviço, além de todo o acolhimento, sairá de lá com os devidos encaminhamentos para os parceiros da rede como Polícia Civil, Defensoria Pública ou o Ministério Público. “Como Uberaba foi contemplada com uma versão do projeto que não conta com esses serviços - Polícia Civil, Defensoria Pública ou o Ministério Público - no mesmo local, todos os encaminhamentos serão realizados conforme a necessidade da mulher. O abrigamento provisório também não está incluso na Casa da Mulher Brasileira, sendo realizado na nossa ‘Casa Abrigo’”, esclarece a gerente do CIM.

A ‘Casa Abrigo’ foi inaugurada dentro do Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher e Feminicídio de Uberaba no dia 28 de agosto e já está em funcionamento.  O documento propõe a construção de políticas públicas na estruturação de ações concretas em defesa dos direitos da mulher e enfatiza a responsabilidade do Estado e a necessidade de atuação expressiva da sociedade na reparação das desigualdades de gênero, raça e classe.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar