WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

11/09/2020 - Canal no Youtube do Projeto Portas Abertas soma mais de 41 mil visualizações

Desde o mês de maio o Projeto Portas Abertas realiza lives, às quartas-feiras, para levar informação e orientação sobre inclusão durante a pandemia de Covid-19. Até esta sexta-feira (11), o canal do Projeto no YouTube conta 4,69 mil inscritos, sendo que a última transmissão, do dia 9 de passado somou quase 1,6 mil visualizações.O projeto é promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Departamento de Proteção Social Especial.

A coordenadora do Projeto Portas Abertas, secretária executiva e conselheira do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefu), Keila Afonso, destaca que o número significativo de visualizações mostra o quanto a carência de saberes é grande e o quanto pessoas buscam por mais suavidade na forma de comunicação. “Minha alegria é saber que em tempo de pandemia, isolamento social, perdas de pessoas queridas, algumas sem emprego e outras distantes de seus familiares e amigos, o Projeto Portas Abertas está amenizando um pouquinho a solidão e oferecendo informação, conhecimento, apresentando novos horizontes e incluindo pessoas”, ressaltou Keila.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Departamento de Proteção Social Especial têm apostados nas mídias sociais para fortalecer a inclusão neste período de pandemia. Na próxima segunda-feira (14), às 13 horas, a Seds iniciará um ciclo de formação continuada para profissionais dos Serviços de Acolhimento Institucional, com encontros remotos semanais de setembro a outubro, voltada para orientação dos profissionais que atuam em instituições de acolhimento permanente de crianças e adolescentes. O tema abordado será “Acolhimento Institucional - do conceito a realidade”.

 Este projeto é diferente das lives que acontecem às quartas-feiras, para abordar a inclusão junto à população. A transmissão deste projeto acontece pelo canal no YouTubedo Portas Abertas (https://www.youtube.com/c/ProjetoPortasAbertas) e contará com tradução em Libras. As inscrições já estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba, que conta com o apoio do Comdefu, Usina Santo Ângelo e da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).

 

Live de quarta-feira (16) irá abordar as conquistas da comunidade surda

 

Alive do Projeto de inclusão do Portas Abertas da próxima semana, no dia 16 de setembro, será sobre “As conquistas da comunidade surda: relato de uma CODA e a realidade educacional do tradutor intérprete de Libras”. CODA é a sigla para “Children of Deaf Adults”, ou seja, criança ouvinte com pais surdos.

Promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Departamento de Proteção Social Especial, a live contará com três convidados: Vanessa Fernandes do Nascimento, CODA, graduada em pedagogia, cursando Licenciatura em Libras, Intérprete de Libras, hoje atua como Especialista do Centro de Atendimento aos Surdos (CAS) Uberaba; Laiara Thaiane Araújo de Freitas, graduada em pedagogia, cursando licenciatura letras/libras e cursando bacharelado letras/libras. Atua como tradutora-intérprete de língua de sinais (tils) na rede Estadual e Especialista do CAS Uberaba; e Júlio Márcio Azeredo Rossi, professor de LIBRAS com especialização em LIBRAS.

As inscrições e a emissão de certificados para os participantes - após a realização de todas as lives do bloco - serão, pelo site da Prefeitura. A transmissão às 13 horas, pelo canal no YouTube do Projeto e contará com tradução em Libras. Os temas variam toda semana e sugestões são aceitas tanto pelo telefone 3312-7118, quanto pelo chat do canal do Projeto.

O Portas Abertas tem apoio do Comdefu, da Escola Especializada em Tecnologia Codekids, da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar