WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

21/09/2020 - SEDS adapta Programa “Criança Feliz” para continuar atendimentos remotamente

Com “novo normal” a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social teve que adaptar várias ações para dar continuidade no atendimento do  seu público. Exemplo disso é o Programa Criança Feliz, que antes da pandemia atendia cerca de 800 crianças, de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família, de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada - BPC e gestantes, também do BF.  


Segundo o secretário de Desenvolvimento Social (Seds) Marco Túlio Cury, o Programa do Governo Federal,  tem como objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante e da família, às políticas e aos serviços públicos que necessitam e vem se destacando pelo desempenho apresentado até hoje. 


De acordo com a secretária adjunta da SEDS, Gabrielle Palvas  diante a impossibilidade dos 50 visitadores, estagiários em Psicologia ou Pedagogia e três supervisores pedagogos e psicólogos fazerem atendimentos presenciais, a solução foi criar canais virtuais com os inscritos. “Tivemos de criar formas de manter o atendimento para que essas famílias não sejam prejudicadas”, salientou. 


Uma dessas alternativas foi a criação de vídeos educativos, enviados aos responsáveis semanalmente,  com atividades que podem ser realizadas em casa para o desenvolvimento infantil  e o fortalecimento de vínculos. Gabrielle destaca que essa prática está sendo muito recebida pelas famílias “Nesses vídeos nossa equipe demonstra como a mãe e as crianças deve fazer essas atividades”, disse. 


Outra alternativa são as cartilhas educativas para informar às famílias sobre seus direitos e a importância do fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento infantil, de acordo com as fases dessas crianças. A secretária destaca a receptividade e as resposta das famílias de forma mais ativa e interessada. 


Com a mudança de endereço  da sede da SEDS para a rua Alaor Prata, no prédio do antigo Fórum Melo Viana, o Programa “Criança Feliz” ganhou um novo espaço em anexo ao prédio da Secretaria. No local será possível montar uma briquedoteca, um espaço lúdico, onde assim que o Comitê Técnico Científico permitir, e essa pandemia acabar, poderemos receber essas crianças, com suas mães ou responsáveis  para dar continuidade aos atendimentos. “Com isso nós avançamos muito no Programa e toda a população será beneficiada com esse novo atendimento”, concluiu. 


Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar