WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/10/2020 - Casa do Artesão é tema de novo vídeo do Circuito de Patrimônios de Uberaba

O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba, projeto da Fundação Cultural de Uberaba, lança nesta quinta-feira (28) vídeo sobre a Casa do Artesão. A construção está localizada na Rua Senador Pena, 352, no Centro da cidade. O circuito traz vídeos-documentários com o objetivo de abordar a história de pontos de Uberaba para ampliar o conhecimento da população sobre os bens materiais tombados e imateriais registrados pela FCU. 

O prédio que abriga a Casa do Artesão foi edificado em 1932 pelo engenheiro e arquiteto espanhol André Fernandes. Foi construído por encomenda do fazendeiro e pecuarista Joaquim Alves Teixeira, que contribuiu para que Uberaba se consolidasse como centro do gado Zebu. A casa foi erguida no estilo eclético, uma construção feita no estilo chalet. A Prefeitura de Uberaba adquiriu o imóvel para sediar a Casa do Artesão e a Associação de Mulheres Rurais de Uberaba (Amur), com desenvolvimento social e econômico para artesãs da cidade. Em 2003, o espaço foi tombado pelo decreto 3.600.

Por muito tempo considerado “anti-arquitetura”, o estilo eclético data o início do século XX e é marcado pela falta de rigidez quanto às regras de construção e características estéticas. A ideia era mesclar elementos de estilos históricos que o mundo já conhecia, com regras muito mais flexíveis de arquitetura.

Em Uberaba, é possível reconhecer dezenas de casas, instituições e prédios históricos cujos traços construtivos são um resultado desse período arquitetônico, como o Paço Municipal, o prédio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Mercado Municipal de Uberaba, o Palácio Episcopal São Luiz e o Cine Teatro Municipal Vera Cruz. 

O vídeo sobre a Casa do Artesão está nas redes sociais da Fundação Cultural: facebook.com/culturauberaba, Instagram @culturauberaba e youtube.com/culturauberaba. Os audiovisuais anteriores do Circuito Online de Patrimônios de Uberaba também estão disponíveis nas redes.

 

Diandra Tomaz 
Estagiária de Jornalismo – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar