WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/01/2021 - Uberaba realiza 1º LIRAa de 2021

Levantamento ajuda a direcionar trabalhos do Departamento de Zoonoses contra as arboviroses

 
A Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, vinculado à Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (11) o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. Os trabalhos vão até sexta-feira (15), com cerca de 140 agentes de combate a endemias (ACEs) vistoriando os imóveis de Uberaba.

O levantamento, segundo o chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Marcelo Campos, é feito por amostragem, em 20% da cidade, com os quarteirões sendo sorteados para a vistoria. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, foi realizado apenas o LIRAa de janeiro, que apontou que 8,9% dos imóveis estavam infestados pelo mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

LIRAa - A pesquisa mapeia os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses transmitidas pelo Aedes.

Índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar