WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/01/2021 - Técnica de enfermagem será primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Uberaba

O relógio ainda nem batia às 8h30 desta terça-feira (19), quando a técnica de enfermagem Norma Dias, de 54 anos, recebeu uma ligação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberaba. Poderia ser apenas mais um telefonema comum do trabalho, mas, quando atendeu, veio a surpresa: Norma tinha sido escolhida pela prefeita Elisa Araújo, juntamente à equipe da SMS, para ser a primeira profissional de saúde no Município a receber a dose da vacina contra a Covid-19.

Norma é técnica de enfermagem pelo Centro de Educação Profissional (Cefores), graduada em Enfermagem pela Faculdade Talentos Humanos (Facthus) e pós-graduada em Urgência e Emergência e em UTI Geral pelo Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer. Ela ingressou na profissão em 1995, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Desde 1998, trabalha como técnica de enfermagem na Secretaria de Saúde. É mãe de quatro filhos, sendo três adotivos.

Desde o início da pandemia, Norma está na linha de frente. Foi uma das primeiras profissionais a realizar testes para detectar a doença, em Uberaba, em asilos e instituições de longa permanência, sendo a porta-voz de centenas de casos positivos a partir desses testes. Mas, para ela, esse trabalho também tem mais um significado.

“Quando a gente realiza o teste em um paciente, não está fazendo apenas a coleta de exame. A gente está levando uma palavra de apoio para ele também, porque essa doença, a Covid, vem mexendo com o psicológico das pessoas. Então, traz muito medo e insegurança. Por isso, a gente vai também com uma palavra de conforto e carinho, dando esperança e ajudando no diagnóstico e no tratamento dessa doença para não disseminar”, diz emocionada.

A vacinação - Norma receberá a primeira dose da vacina CoronaVac, nesta quarta-feira (20), pela manhã, no anfiteatro do Hospital Regional de Uberaba. Ao todo, o Município recebeu cerca de 9.200 doses para imunizar, neste primeiro momento, 4.600 pacientes.

Conforme o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, estão no grupo prioritário os trabalhadores da saúde; pessoas idosas, residentes em instituições de Longa Permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e população indígena, vivendo em terras indígenas.


Jorn. Marcelo Lemos

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar