WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/03/2021 - Saúde inicia transferência de pacientes não Covid do MPHU

Com o Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde ativado na fase 5 (cinco), a Pasta dará início, nesta amanhã (5), ao trabalho de transferência dos pacientes não Covid do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), para outras unidades hospitalares. O primeiro a receber os pacientes será o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Nesta quinta-feira (4), teve início a testagem dos pacientes que serão transferidos.

Conforme explica o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, o MPHU é o hospital de retaguarda 1 (um) do Plano de Contingência. “Desde a semana passada, estamos trabalhando para ativar o plano, que precisa de uma preparação prévia junto às unidades hospitalares. Nos reunimos com os hospitais, informamos as necessidades e o processo está em andamento. Para a segurança do HC, os pacientes estão sendo testados antes da transferência”, destacou.

Segundo Cristina Strama, apoio do gabinete para as questões de regulação, o trabalho de transferência ficará sob a responsabilidade do Samu. Ela lembra que houve acréscimo de leitos de clínica médica (enfermaria) no Hospital Regional, que passou de 77 para 103, bem como outros três leitos foram abertos na rede privada, informações que constam hoje no Boletim Diário da Covid.

Já o MPHU abrirá outros 28 leitos de enfermaria para Covid quando as transferências estiverem concluídas. Strama destaca, ainda, que a SMS está alinhando o trabalho junto a outras unidades hospitalares, como o Hospital Hélio Angotti para pacientes não Covid.

Conforme destaca o secretário, são várias ações em andamento pelo governo municipal para dar mais segurança à comunidade no atendimento a essa doença. Ele enfatizou também o apoio e cooperação dos hospitais Mário Palmério e de Clínicas da UFTM, neste momento difícil que a cidade está enfrentando.

“Mas é claro que isso não vai bastar se os cidadãos não entenderem que é preciso usar máscara, álcool em gel, manter distanciamento e não aglomerar em hipótese nenhuma. Nada do que fizermos vai melhorar esse cenário, se a população não fizer a sua parte”, finalizou Sétimo Bóscolo.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar