WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/03/2021 - Mais de 37 toneladas de lixo já foram recolhidas pela Zoonoses neste ano

"Infelizmente, a quantidade de lixo que recolhemos é muito alta. Precisamos com urgência que a população também faça a sua parte e nos ajude nesse combate contra o mosquito Aedes aegypti”, reforçou o chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Barros, que tem feito essa solicitação a cada semana.

Já foram 62.260kg de lixo inservível recolhidos pelo Mutirão de Limpeza do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses desde novembro do ano passado, quando a ação teve início. Desses, 37.580 kg foram retirados das residências somente neste ano, atuando em bairros como Isabel do Nascimento, Nossa Senhora Aparecida, Abadia e Morumbi, sendo que somente no Nossa Senhora Aparecida a equipe realizou esse trabalho por quase três semanas e no Morumbi, a equipe precisou passar pelo menos duas semanas para conseguir atender a toda a demanda do bairro.

“Infelizmente, as pessoas estão entendendo o trabalho do Mutirão de maneira equivocada. Estamos vendo pessoas guardando lixo em casa esperando a passagem do caminhão da Zoonoses, e esse não é o objetivo desse trabalho. O descarte do material deve ser feito junto à coleta de lixo do bairro, dentro dos dias e horários que a equipe de recolhimento passa naquela rua”, ponderou Barros.

O trabalho dos agentes comunitários é de fazer a vistoria de casa em casa, orientando o morador e retirando qualquer material que possa acumular água e ser um possível local de foco do mosquito. O Aedes aegypti bota os ovos na água parada, seja ela limpa ou suja, e em cada casa que a equipe atua têm sido encontrados diversos locais onde o mosquito poderia se reproduzir.

“Combater o mosquito é essencial para evitar que a dengue, que é uma doença que mata, atinja a nossa população”, enfatizou Barros. O Mutirão de Limpeza continua com seu trabalho de conscientização durante essa semana no bairro Recreio dos Bandeirantes, mas fica o alerta para que a população faça a sua parte e não deixe o agente encontrar nem foco do mosquito e nem material que possa acumular água.

A outra frente de trabalho que continua nesta semana no combate ao mosquito é o motofog. De acordo com o cronograma, os bairros que receberão esse serviço são: Primavera, Bairro de Lourdes, Parque das Gameleiras, Copacabana, Boa Vista, Jardim Uberaba e Parque das Américas. E lembrando que, quando o dedetizador passar, todos devem abrir portas e janelas para que o remédio contra o mosquito entre dentro das casas.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar