WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

14/09/2021 - Conferência debate políticas públicas para deficientes a partir desta quarta

Tem início nesta quarta-feira (15), a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Conferência será nos dias 15 e 16, de forma on-line. A realização é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Uberaba (Comdefu). A inscrição segue aberta no site da Seds. O participante terá direito a certificado.

O objetivo da Conferência é debater e aprimorar as políticas públicas para as pessoas com deficiência. O tema central deste ano é “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O público-alvo do evento são usuários, trabalhadores, estudantes e gestores públicos e de entidades envolvidas na inclusão.

A abertura será às 8h, transmitida pelo canal no YouTube do Projeto Portas Abertas. A palestra magna sobre o tema central da Conferência está marcada para às 8h30, com o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped/MG), Roberto Carlos Pinto. Em seguida, a partir das 9h, haverá palestras também de 30 minutos sobre cada um dos cinco eixos temáticos da Conferência, também pelo YouTube.

Ainda nesta quarta-feira (15), devem ser votadas as propostas dos eixos 1 e 2. O evento continua na quinta-feira (16), a partir das 8h, com a definição das propostas para os eixos 3, 4 e 5, também nos âmbitos municipal, estadual e nacional. No mesmo dia, serão eleitos os delegados, que representarão o Município na etapa estadual. As votações das propostas e a eleição dos delegados serão pelo Google Meet.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, a Conferência é essencial para a implantação de políticas assertivas para as pessoas com deficiência. "Queremos avançar no processo de inclusão social e sabemos que a transformação passa pelo amplo debate e diálogo entre a sociedade governamental, civil e a população em geral", salientou.

Os eixos da Conferência são: (1) “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência”; (2) “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas”; (3) “Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência”; (4) “Direito e acessibilidade”; e (5) “Desafios para comunicação universal”.

A programação completa da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência está disponível em uberaba.mg.gov.br/seds.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar