WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/02/2014 - Órgão será responsável pela centralização de informações sobre mão de obra

Com vista a centralizar em um único espaço informações sobra a mão de obra em Uberaba, por determinação do prefeito Paulo Piau, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico quer mudar a visão que os cidadãos têm do SINE – Sistema Nacional de Emprego. “Atualmente o SINE é procurado apenas para vagas de empregos. O que queremos é que seja procurado também em busca de mão de obra, de todos os tipos”, explica o secretário José Renato Gomes.

Ainda segundo ele, na própria prefeitura chegam centenas de currículos para cada secretaria, o que muitas vezes deixa um bom profissional “na gaveta”, visto que as pessoas recebem os currículos e guardam, acabando por esquecer. Gomes destaca que esta ação auxiliará os empresários que estão em busca de profissionais, “pois os currículos estando no SINE, as empresas vão direto, consultam e fazem os contados. Ou seja, queremos dinamizar este tipo de serviço, até porque, com o aquecimento econômico de Uberaba, temos que ter agilidade para atender todos os empresários e suas demandas por mão de obra, de modo a conhecer também os profissionais e suas áreas de atuação, inclusive como foco na abertura de cursos nas áreas onde não temos mão de obra qualificada”.

Nessa semana um memorando foi encaminhado a todas as secretarias da atual administração solicitando que todos os departamentos enviem os currículos que estão engavetados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma equipe irá ordenar e catalogar o material que posteriormente será encaminhado ao SINE que irá viabilizar a inserção dos candidatos no mercado de trabalho.

 A SEDEC prepara ainda uma campanha de conscientização com este tema, no sentido de sensibilizar a comunidade, entidades classistas e sindicais sobre esta nova dinâmica. “Peço aos profissionais uberabenses de todas as áreas, seja engenheiro, jornalista, médico do trabalho, pedreiro, soldadores, auxiliares de escritório, não importa, cadastrem seu currículo no SINE. O momento é agora”, destacou.

Dados - Só com o andamento de projetos como o gasoduto e fábrica de amônia, a projeção é que serão movimentados em torno de 50 mil empregos nos próximos anos. Isso sem contar os investimentos que projetos como ZPE, Parque Tecnológico e Distritos Industriais também atrairão para a cidade.  

Após o processo de desburocratização dos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de um trabalho de fomento a novos empreendimentos, foram aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, quase 100 empresas só no ano de 2013, sendo que nos últimos cinco anos foram apenas 20.

Para o secretário esses novos investimentos que estão se instalando na cidade tem um reflexo muito grande na geração de empregos no município. “Em apenas 10 meses chegamos a 5ª colocação em geração de empregos de Minas Gerais, registrando um dos melhores índices do país. Saímos da 14ª posição em dezembro de 2012 e ganhamos 9 posições. E com o tanto de empresas e investimentos que estão vindo para a cidade, estamos com grandes expectativas de melhorar ainda mais esses números”, afirma José Renato.

Qualificação - O secretário destaca que é importante que a população de Uberaba não deixe de estudar, fazer cursos técnicos e se especializar. “Quem estiver mais bem preparado sairá na frente no mercado de trabalho. Queremos que essas empresas, ao virem para a cidade contratem a pessoas da comunidade, mas para isso é preciso que o uberabense tenha um currículo competitivo”, explica José Renato.

 

Jorn. Natália Melo

 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar