WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/11/2014 - Encontro de educadores

‘Sem educação não há democracia’, afirma o professor Vasconcelos comemorando o surgimento dos ‘fraldas pintadas’

O magistério municipal compareceu em peso ao primeiro dia do Encontro de Professores, hoje pela manhã, que ocorreu em dois espaços ao mesmo tempo: O Cine Teatro Municipal Vera Cruz e o auditório da Aciu, com palestras de renomados professores, respectivamente, o professor-doutor em Educação pela USP, Celso dos Santos Vasconcellos, e a titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, professora Vera Maria Carvalho.

O prefeito Paulo Piau abriu oficialmente o evento no Vera Cruz, onde discorreu sobre os avanços verificados na educação municipal, os quais devem ser atribuídos a equipe de ouro da rede municipal; tratou dos esforços e compromissos do seu governo com o segmento e reconheceu ser “hipocrisia dizer que vamos resolver todos os problemas da educação”, enxergando o setor como em constante movimento e necessidades. Contudo, o prefeito Piau afirmou com segurança: “Temos rumo; temos norte! Vamos mudar nossa Uberaba e fazê-la ser mais feliz pela educação”.

Olhar.  O palestrante Celso Vasconcellos prendeu a atenção do público que lotou o cine-teatro e discorreu, de forma interativa e leve, sobre “Avaliação da Aprendizagem - Por uma práxis transformadora”. Segundo ele, tudo começa na educação infantil e comemora o fato de que “graças a Deus o Brasil está acordando para os ‘fraldas pintadas”, emendando com o raciocínio de que “sem educação não há democracia”. A formação permanente do magistério -- conforme o especialista -- é necessidade básica. E foi neste momento que ele, quase surpreso, disse que ficou feliz em saber que em Uberaba existe uma Casa do Educador (inaugurada este ano pelo atual governo municipal).

Vasconcellos ressaltou também a necessidade de o professor trabalhar sua autoestima, já que, conforme ele, às vezes o próprio educador não tem noção da importância e relevância do seu trabalho. Por outro lado alerta: mirar a autovalorização é importante, mas trabalhar a autocrítica, também.

Por fim ele concluiu que a qualidade da educação é a construção coletiva entre sociedade, sistema educacional, escola e sala de aula. “A democracia não funciona sem escola de qualidade”, completou.

Encerramento. O evento continua amanhã, sexta (7), com a parte prática em cada unidade escolar.

 Jorn. Gê Alves

Assessoria de Imprensa/Departamento de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar