WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/03/2015 - Programa Saúde na Escola já beneficiou mais de 40 mil estudantes

Em apenas seis meses de funcionamento dos consultórios itinerantes foram atendidos cerca de 1.200 estudantes e 250 óculos doados

 

Entre os anos de 2013 e 2014, o Programa Saúde na Escola – Unidos Somos Mais, desenvolveu ações em 91 escolas públicas de Uberaba, beneficiando 40.638 estudantes. Para o biênio 2015/2016, o programa abrange novas ações como avaliação da saúde auditiva e implantação da estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micro Nutrientes (Nutrisus) a ser adicionada à refeição das crianças menores de 5 anos, em 17 Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis, beneficiando 1.739 alunos. 

O balanço do programa e a divulgação das novas ações ocorreram hoje (25), no anfiteatro do Centro Administrativo e contou com o prefeito Paulo Piau, da secretária de Educação, Silvana Elias, e do gerente do Programa Saúde na Escola, Frederico Tomas, além de representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), secretários, diretores, entre outros.

Segundo Paulo Piau, Uberaba é uma cidade que educa com uma escola que humaniza. “Maior do que construir obras é construir cidadãos, investir em aprendizado, formação dos cidadãos, e esse programa tem esse potencial”, ressaltou.

Dados - As ações foram divididas em três componentes: avaliação, promoção e prevenção em saúde, e capacitação dos profissionais. A qualificação atendeu cerca de 200 profissionais em cada temática, entre elas alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), prevenção ao uso de drogas tabaco e álcool. Por meio de avaliações da saúde bucal e oftalmológica, os alunos que apresentaram necessidade de consultas estão sendo atendidos nos consultórios itinerantes da UFTM, onde é realizado o tratamento e o fornecimento gratuito de óculos. Durante o evento também foram inaugurados mais dois consultórios itinerantes.

Os consultórios itinerantes da UFTM, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, oferecem tratamento odontológico, consultas e exames oftalmológicos e doação de óculos para os alunos que apresentarem necessidade durante o exame, além de encaminhamentos para procedimentos de alta complexidade, como, por exemplo, cirurgias. No total, são quatro consultórios itinerantes, sendo que dois estão em funcionamento no Centro de Educação Avançada - Cemea Abadia e os outros dois localizados no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

“Em seis meses de funcionamento dos consultórios itinerantes foram atendidos cerca de 1.200 alunos e 250 óculos doados. Com a inauguração de mais dois consultórios, as expectativas são de que esses resultados sejam dobrados até o meio do ano”, conta o gerente do Programa Saúde na Escola, Frederico Tomas.

Essas ações são realizadas principalmente pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família e pelos profissionais da Educação por meio de um trabalho integrado entre as secretarias de Educação e Saúde.

Além disso, foram desenvolvidas parcerias com a UFTM, IFTM e Uniube para a realização das avaliações e também das ações de prevenção, como por exemplo, promoção da alimentação saudável e atividades educativas.

Segundo a secretária de Educação, professora Silvana Elias, “o desafio de integrar políticas básicas e sociais, por meio das secretarias de Esporte, Saúde e Educação, UFTM, IFTM, Uniube, ou seja, instituições públicas e privadas, é de fundamental importância para tecermos uma política pública para a  comunidade”, afirma.

 Camila Paiva - Estagiária de Jornalismo/Semec

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar