WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/05/2015 - Equipe do PSE promove atividades sobre alimentação saudável nas escolas do município

A promoção da alimentação saudável é um dos componentes do Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvida nas instituições de ensino municipais e estaduais. O PSE é composto de equipe que utiliza atividades educativas que informam e motivam as escolhas alimentares tanto individuais, quanto coletivas estimulando os hábitos alimentares saudáveis dos alunos.
 
A equipe do PSE vem desenvolvendo no decorrer dos meses de abril e maio, atividades sobre a composição dos alimentos industrializados através do conhecimento das recomendações diárias de açúcar, gorduras e sódio. 
 
A ação é desenvolvida nas 7​5​ instituições que o Programa atende, sendo 18 escolas estaduais e 57 instituições municipais (escolas e Cemei’s). O projeto acontece durante a aula e o tema é abordado com palestras e orientações dos malefícios de determinados alimentos. Ao final como atividade os alunos juntam as embalagens e confeccionam um painel.
 
Essas atividades fazem com que os alunos analisem as embalagens de alimentos industrializados que os próprios alunos consomem no dia a dia. Para a diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Manzan “ao analisar as embalagens o aluno aprende sobre a grande quantidade de gordura, açúcar e sódio em alguns alimentos industrializados possuem, e ao ser analisada, torna-se eficaz para a conscientização e aprendizado dos alunos”, explica.
 
Segundo a nutricionista do PSE Graziela Feliciano, o objetivo da ação é mostrar aos alunos que o excesso desses ingredientes pode ser prejudicial à saúde causando doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol e principalmente a obesidade. “O conhecimento de opções de lanches saudáveis e a restrição de alimentos gordurosos e açucarados, contribui para a realização de escolhas alimentares conscientes”, afirma.
 
Vale lembrar que o Programa Saúde na Escola é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação. Além disso, o Programa envolve alunos, professores, pais e profissionais das áreas da educação e da saúde no cotidiano escolar.
 
Estagiária de Jornalismo Camila Paiva
Comunicação PMU 

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar