WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

15/08/2015 - Palestra-show marca primeiro encontro de Jovens Empreendedores

O auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, com espaço para 250 pessoas, ficou lotado com a presença de alunos que participam do programa Jovens Empreendedores, uma parceria entre a Secretaria de Educação de Uberaba, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).


O projeto Cultura Empreendedora, do SEBRAE, proporcionou aos estudantes momentos prazerosos com a palestra do professor Cristiano Lopes, especialista em Gestão Estratégica de Marketing e consultor organizacional. Com foco no tema do projeto, o empreendedorismo, ele apresentou com mágicas e boas histórias, o que é ser um empreendedor. Brincou com o prefeito Paulo Piau, com a chefe do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, Edilene Leal e com alguns alunos. A secretária municipal de Educação, Silvana Elias, Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico de Uberaba e o gerente regional do Sebrae, Marcius Mendes, também prestigiaram este momento especial dos Jovens Empreendedores, falando da importância deles sonharem e planejarem para realizar grandes tarefas.


Estudantes de 28 escolas, acompanhados dos professores-orientadores se divertiram com a palestra interativa, que induz os alunos a sonharem com um futuro melhor, por meio de três pilares: a inovação, a tecnologia e o trabalho em equipe.


O palestrante Cristiano Lopes acredita que quando fala para um público tão jovem tem uma responsabilidade muito grande, de plantar uma semente que sirva de estímulo para que se tenha bons frutos no futuro. “Não se pode somente falar de inovação, a gente tem que fazer inovação”, diz. E esta é a proposta dele quando fala sobre empreendedorismo, sonhos, enfrentar desafios e ter atitude.


Para ele, a educação tem um dilema: “temos a escola do século 19, o professor do século 20 e o aluno do século 21. Temos que tentar amarrar essas três coisas, trazer a escola e o professor para o século 21. Não precisamos deixar o conteúdo de lado, nem os valores e a ordem, mas precisamos de uma flexibilidade para atingir melhores resultados. Tanto se fala de tecnologia e ainda se aplica prova com cópias e trabalhos escritos, mas e as outras tecnologias?”, indaga.


A professora Edina Ferreira da Silva, da E. M. Getúlio Guaritá, afirma que o encontro foi muito produtivo e o palestrante passou muita segurança, principalmente para os professores assumirem seus papéis e contribuírem para ajudar o jovem a empreender. A aluna dela, Renata Gabriele Ciabotti aprendeu que é preciso ter atitude para realizar os sonhos. “Quero mais encontros como esse”. Joyce Lima, da E. M. Gastão Mesquita Filho, sabe que este dia ficará marcado para ela, pois “ele fala do empreendedorismo e o que devemos fazer para fazer as coisas funcionarem”, completa.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar