WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/08/2015 - Comissão do Ideb no município se prepara para a Prova Brasil

No ultimo levantamento a cidade superou as expectativas
 
Pensando no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município, a Secretaria de Educação desde o início de 2014 montou uma comissão para compartilharem e acompanharem propostas para a melhoria do Ideb. Essa comissão é formada por oito diretores escolares, pela diretora de Ensino, Sônia Manzan, e pela equipe do Departamento Pedagógico, e se reuniram na tarde da última quarta-feira (19) com o objetivo de avaliar as sugestões que foram levantadas sobre o tema.
 
Segundo o Portal do Ministério da Educação, o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
 
A diretora de Ensino faz o balanço. “Tivemos um bom retorno enquanto secretaria. No geral, as nossas escolas estão envolvidas com os direcionamentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), elas estão trabalhando para manter o Ideb. A gente percebe o envolvimento e o trabalho dos professores. Foi uma avaliação muito produtiva ontem. Agora vamos torcer para que tenhamos sucesso nas avaliações”, explica Sônia.
 
O Ideb é avaliado por meio de dois elementos: a aprovação escolar com dados obtidos a partir do Censo Escolar anual e o desempenho da Prova Brasil, aplicada aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental que acontece nos anos impares. Ou seja, neste ano de 2015, todas as escolas públicas passarão por esse desafio.
 
No ultimo levantamento, Uberaba saltou de 5.1 em 2011 para 5.6 em 2013, enquanto a meta era de 5.2 para o 5º ano. Já o 9º ano, pulou de 4.8 em 2011 para 5.2 em 2013. “Uma das propostas para o momento é que a escola continue fazendo atividades com as matrizes do Saeb na rotina da escola, porque elas não diferem muito do trabalho do dia a dia da escola, entretanto têm algumas especificidades”, pontua a diretora de Ensino.
 
Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar