WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/09/2015 - Paulo Piau entrega reforma e ampliação da E. M. Professor José Macciotti à comunidade

A população do bairro de Lourdes e região recebeu na noite de quarta-feira (02), a reforma e ampliação da Escola Municipal Professor José Macciotti, que atenderá a demanda de desenvolvimento socioeducacional e consolidar as políticas públicas municipais para assegurar o direito à educação de qualidade. A escola funciona há 31 anos e atende aproximadamente 530 crianças e adolescentes, sendo 83 delas em tempo integral.


O prefeito Paulo Piau, a primeira-dama Heloísa Piau, a secretária de Educação, Silvana Elias, o vice-prefeito Almir Silva, o secretário adjunto Eduardo Callegari, representantes da família de José Macciotti, o diretor da construtora Pereira Guimarães, responsável pela obra, Geneir Neto, o padre Manoel Messias, a presidente do Grêmio Estudantil, Maria Eduarda Oliveira, acompanhados da diretora Almerinda Maria da Silva e equipe, visitaram as dependências da nova parte da escola, que foi construída no espaço ocupado anteriormente por uma praça.


Com a reforma, a estrutura conta com mais sete salas de aula, um laboratório de informática, dois banheiros, cozinha e refeitório além de um pátio coberto para as atividades externas dos alunos. Uma das conquistas da escola é a rampa de acessibilidade. A obra começou em setembro de 2013 e está totalmente finalizada, com orçamento próprio de R$ 1,2 milhão.


A bisneta de José Macciotti, Giulia Macciotti narrou a biografia dele, enquanto outros familiares, inclusive o descendente com o mesmo nome José Macciotti Neto. Na abertura do evento, o grupo de jovens dos 6º ao 9º ano, apresentaram teatro contando um pouco da história da escola, fazendo ainda encenação do poema de Carlos Drummond de Andrade “E agora José?”.


Maria Eduarda, representando o grêmio da escola e todos os jovens, falou sobre a importância do aluno fazer a escola e cuidar do espaço escolar. O prefeito Paulo Piau repetiu a frase dela “os jovens são o futuro do nosso país”, reiterando a importância da educação para o desenvolvimento de uma nação.


A secretária de Educação Silvana Elias ressaltou que a reforma é uma semente para este futuro que todos conseguem visualizar ao encontrar uma escola tão bonita e ampla. Almerinda, a diretora, agradeceu as pessoas que passaram pela direção, os funcionários e a sua atual equipe pelo empenho em transformar aquele lugar em um campo de conhecimento.
 
José Macciotti – Nasceu em Uberaba em 1891 e casou-se com Ângela Vimercatti, com quem teve a filha professora Therezinha Macciotti Costa e um neto, o advogado Fábio José Macciotti Costa, residente na cidade com sua família. Foi um dos primeiros alunos da Escola Normal de Uberaba e autodidata em línguas estrangeiras, sendo o primeiro uberabense poliglota. Fundou a “Escola de Comércio José Bonifácio”, com os amigos Waldemar Vieira e Enoch de Morais e Castro, sendo a primeira escola de ensino técnico do interior do Brasil.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar