WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/08/2017 - Receita de merendeira da rede municipal é classificada para Concurso do FNDE

A receita de Filé de Frango ao Molho de Cabotiá, vencedora do Concurso de Receitas da Rede Municipal em 2016, foi classificada para fase eliminatória do Concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A etapa final estadual deve acontecer até o dia 15 de agosto.


A merendeira responsável por essa receita é a Raquel Erida Marques da Silva, da Escola Municipal Frederico Peiró, situada em Peirópolis, comunidade rural de Uberaba. De acordo com Mariana Pangoni, chefe do departamento de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, a merendeira é integrante da equipe da empresa terceirizada que atende à secretaria. A receita foi amplamente testada e está sendo inserida, gradativamente, no cardápio das escolas municipais, aprovada pelos alunos que já a experimentaram.


“Na escola, a horta cultivada pelos alunos é uma maravilha, que é utilizada na alimentação escolar, como complemento dos pratos fornecidos pela terceirizada”, comenta Mariana, indicando que a alimentação balanceada é um dos princípios da educação em Uberaba. Com uma equipe de 11 nutricionistas, o acompanhamento das refeições feitas pelas merendeiras terceirizadas é feito regularmente. Mariana ainda comenta que existe o Conselho Alimentar Escolar (Cae), que também tem representatividade no quesito alimentação.


A educação nutricional é uma vertente encontrada pela equipe da Secretaria de Educação para promover a alimentação saudável aos quase 27 mil alunos da rede. “Mais do que apresentar a refeição pronta, temos projetos de educação alimentar, como o ‘Faça sua escolha’ e o ‘Cultive Saúde’, realizado pelos nossos nutricionistas”, diz.


O Concurso - Visando valorizar o papel das merendeiras e merendeiros, e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento realizam a 2ª edição do concurso "Melhores Receitas da Alimentação Escolar". Serão selecionadas as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas em todo o país. No momento da inscrição, além da receita, foi cadastrada uma ação de Educação Alimentar e Nutricional vinculada à receita elaborada, que promova a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.


A votação é restrita a nutricionistas e componentes do Cae, mas pode ser feita pelo link: https://goo.gl/7nV2R1
 
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar