WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Servidor Público

16/03/2020 - Prefeitura tem tratativas de reajuste salarial com o Sindicato dos Servidores do Município

O prefeito Paulo Piau esteve nesta segunda-feira (16) com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) para a avaliação das reivindicações sobre o reajuste salarial e demais pautas do Sindicato. Piau esteve acompanhado dos secretários Rodrigo Vieira (Administração), Wellington Fontes (Fazenda), Luiz Dutra (Governo) e Keila Riceto (Comunicação).

Índice. A contraproposta da Prefeitura para o reajuste foi de 5%, considerando 4,31% do IPCA. Já para o tíquete alimentação, o Município propôs 10% de reajuste. O prefeito reforçou a seriedade da gestão em relação à aplicação de recursos. De acordo com Piau, a Prefeitura vem analisando as possibilidades financeiras desde o início do ano e está atenta à responsabilidade fiscal e ao prazo para aprovação do reajuste, que neste ano deve ocorrer até abril devido ao calendário eleitoral.

O prefeito destacou o posicionamento da Prefeitura citando que os últimos anos de gestão foram penosos financeiramente, devido à crise no País, e mesmo assim a Prefeitura consolidou diversas conquistas ao servidor. Ele avaliou positivamente a produtividade dos servidores e a relação de confiança e diálogo aberto em sua gestão. Por isso, segundo ele, as tratativas com o sindicato foram realistas.

Responsabilidade – O secretário de Administração, Rodrigo Vieira, declara que nos últimos anos a Prefeitura tem priorizado o servidor municipal. Além do pagamento em dia, a preocupação se estende a ações de saúde e qualidade de vida no trabalho, com a criação de programa específico (IntegRHa) e programas junto à Unimed, plano de saúde que atende os servidores. Diversos avanços também foram conquistados no plano de carreira e o quadro efetivo, com a realização do concurso público.

O secretário da Fazenda, Wellington Fontes, ponderou os reflexos da crise econômica e enfatizou que a Prefeitura vem cumprindo tudo o que se comprometeu em relação aos reajustes firmados, por isso o que está sendo proposto é realista dentro do que o Município sabe que consegue cumprir. Ele lembrou o pagamento em dia dos salários, o que torna Uberaba referência em relação ao controle e responsabilidade financeira.

PMU oferece aos trabalhadores da educação o mesmo proposto aos demais servidores

No período da tarde, houve também reunião com o Sindicato dos Educadores Municipais de Uberaba (Sindemu). Os apontamentos do Prefeito Paulo Piau e do secretário de Fazenda, Wellington Fontes e do adjunto da Educação, Carlos Alberto de Godoy, foram alinhados com a proposta para o SSPMU, reajuste de 5% e 10% no ticket. Participaram também da reunião o secretário de Administração Rodrigo Vieira e o chefe de Gabinete, Fernando Hueb, além de equipe da Secretaria de Educação.

O governo municipal ponderou os argumentos econômicos pelos quais passam as cidades brasileiras. Além disso, como enfatizou o secretário Wellington Fontes, é importante seguir a legislação e fazer o reajuste de acordo com o que é possível pagar. “Uberaba é um ponto fora da curva das administrações porque paga salário em dia”, comentou.

Piau se mostrou tranquilo em oferecer o reajuste de 5% e o acréscimo do tíquete, pois mostra a transparência do governo em atender aos servidores municipais, de forma a não atrasar pagamentos ou escalonar salários.

Bruno Ferreira, presidente do Sindemu, questionou sobre o retroativo a janeiro de 2020, porém o prefeito se dispôs a consultar os técnicos do jurídico e do financeiro para uma posterior manifestação.

 

Jornalistas Luiza Carvalho e Monica Cussi 

 
 
 

Outras Notícias: Servidor Público



Voltar