WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

08/09/2020 - *Deputado estadual Heli Andrade visita instalações do programa Cidade Vigiada*

O prefeito Paulo Piau, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba, Denis Silva, o secretário Municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso Ramos, e o secretário Municipal do Conselho de Segurança Pública, Capitão Roberto Alves de Oliveira, receberam a visita do deputado estadual  Heli Grilo, na tarde desta terça-feira (8).


Reunião técnica para apresentar o programa Cidade Vigiada ocorreu no gabinete do prefeito Paulo Piau e, na sequência, foi apresentada às instalações no Centro de Monitoramento e Controle, no Centro Administrativo.


O presidente da Codiub - Inteligência Digital, Denis Silva, explicou detalhes do funcionamento da tecnologia disponibilizada pela companhia e firmou acordo de expansão para a região.


“Nós estamos nessa fase de apresentar o sistema para que todo mundo se familiarize, acredito que ele ficou bastante impressionado com a parte forense e com a parte automatizada do sistema. Fez o compromisso de nos ajudar a expandir o sistema para região, para que tenhamos não somente uma cidade, mas uma região vigiada. Assim que assinarmos o contrato e efetivamente lançarmos o Cidade Vigiada, vamos partir para um plano de expansão muito forte, porque nós já conseguimos mostrar às autoridades que o sistema funciona e que ele é importante e praticamente inédito no país, com todas as funcionalidades que temos aqui em Uberaba”, disse.


Já são 118 câmeras com tecnologia com tecnologia capaz de detectar placas de veículos produtos de crime instaladas em pontos estratégicos de Uberaba. O secretário Municipal do Conselho de Segurança Pública, Capitão Roberto Alves de Oliveira, mostrou as inúmeras possibilidades de melhorar a segurança pública que o projeto oferece.


“Embora o projeto esteja muito robusto, ele é um embrião de algo muito mais poderoso. O Cidade Vigiada está preparando Uberaba para os próximos 20 anos. É uma estrutura que dependemos cada vez menos da intervenção humana, pois, o próprio sistema faz a verificação e leitura de placas, entende quando uma pessoa está em deslocamento e está pronto, inclusive, para fazer reconhecimento facial, é uma questão de tempo”, afirmou.


Toda a parte técnica do programa está concluída e, para entrar definitivamente em operação, está sendo finalizado um protocolo de ações envolvendo as forças de segurança pública e a assinatura do contrato com a Prefeitura de Uberaba está em trâmite. 


 “É um programa tão fantástico que é impossível haver retrocesso. O Cidade Vigiada vem em um contexto de Guarda Municipal reestruturada, armada para dar uma resposta contra a criminalidade. Por outro lado, temos de nos preocupar com a questões dos avanços que são necessários acontecer”, disse o secretário Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso Ramos.


Durante a visita, o deputado estadual Heli Andrade (PSL), que é delegado da Polícia Civil, afirmou que Uberaba terá condições de figurar entre as cidades mais seguras do Brasil.


“Fiquei apaixonado porque minha vida sempre foi segurança pública e o que eu vi aqui hoje é a oportunidade de fazer o que sempre sonhei na segurança. Ninguém pratica crime a vista de outra pessoa e aqui ele vai estar à vista dos guardas. Então, o que pode acontecer é os criminosos deixarem Uberaba e praticarem crimes em outros lugares”, comentou.


Jorn. Marília Mayer

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar