Plano Municipal de Imunização

 

8. OPERACIONALIZAÇÃO PARA VACINAÇÃO COVID 19

Com base nas diretrizes do Plano Nacional, segue programação detalhada do planejamento da vacinação. Essa ação se faz necessária pra organização de toda a rede para o mapeamento da população-alvo e alcançar a meta de vacinação definida para os grupos prioritários, bem como assegurar a oferta segura aos usuários e a preservação dos profissionais envolvidos.
Devido à grande dimensão dessa campanha e a fim de respeitar todas as medidas de segurança e prevenção ao Covid-19, optou-se por fazer a vacinação de trabalhadores de saúde e dos idosos do drive thru sendo que para os acamados e impossibilitados fisicamente de comparecer ao local de campanha a vacinação ocorrerá em domícilio, através das equipes
estratégicas de saúde da família (ESF).


O agendamento da população ocorrerá através do acesso eletrônico, para garantir a transparência da campanha e evitar aglomeração nos pontos de vacinação do munícipio, onde se manterá a rotina de vacinação do calendário básico nacional e por maior segurança e conforto aos usuários.


As vacinas são distribuídas pela instância Estadual e repassadas às Unidades de Vacinação do município, pela Central Municipal de Imunobiológicos, de acordo com o planejamento interno de agendamento dos usuários. Cada Regional ficará responsável pela busca e distribuição das vacinas e insumos nas Unidades de Saúde.


O quantitativo de doses enviadas é realizado pelo Ministério da Saúde através de uma estimativa populacional. Dessa forma o agendamento de idoso, acamados ou impossibilitados fisicamente de comparecer ao Drive Thru ocorrerá em loco e será de responsabilidade das Unidades de Saúde que deverão informar ao município a quantidade de doses necessárias para esse grupo. Faz-se necessário a atualização dos dados do usuário, principalmente do cartão SUS, haja vista que o lançamento das doses será realizado via nominal no SIPNI.


Em cada fase da campanha será disponibilizado Notas informativas com as medidas que serão adotadas, podendo haver alterações com o descrito neste Plano inicial, seguindo sempre as orientações e diretrizes do Estado e Ministério da Saúde.

 

8.1 Ações de Promoção da Saúde

As ações de Promoção da Saúde no Plano de Vacinação Covid 19 em tempos de pandemia serão desenvolvidas de forma ampla e integrada às outras vertentes de ação definidas. As responsabilidades da Promoção da saúde incluem a organização de capacitações e treinamentos dos profissionais que se fizerem necessários para organização dos processos de trabalho e segurança dos profissionais e usuários. Serão definidas capacitações direcionadas às diversas tecnologias que venham a ser incorporadas à Rede, bem como acerca de processos de trabalho, considerando a possibilidade do uso de diversas estratégias para garantia da vacinação.


Está prevista, de acordo com o Plano Nacional, a oferta de capacitação voltada para a qualificação de profissionais de saúde do SUS que atuarão nas campanhas de vacinação contra a covid-19, em especial aos profissionais inseridos na Atenção Primária em Saúde e salas de vacina existentes no país, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a CGPNI e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde/MS. O curso denominado “Vacinação para covid-19: protocolos e procedimentos” será na modalidade de Educação a Distância (EaD), em conteúdo adequado ao perfil dos profissionais da rede do SUS. Será ofertado no âmbito do Campus Virtual Fiocruz, em acesso público e gratuito, visando alcançar de forma rápida e em escala nacional, os profissionais de todo o país que atuarão na campanha de vacinação.


8.2 Eixos Direcionais

 
Eixo Gestão - Secretaria Municipal de Saúde

1. Instituir Comitê Técnico Multidisciplinar Vacinação Covid 19
2. Estabelecer estratégias para o engajamento das ações
3. Realizar articulação em rede em âmbito municipal
4. Articulação Intersetorial e Multidisciplinar
5. Acompanhamento e Monitoramento do Plano
6. Divulgação Semanal do Boletim de Imunização no Sítio Oficial da Prefeitura Municipal de Uberaba.


Eixo Central Municipal de Imunobiológicos - Vigilância à Saúde

1. Acompanhamento das discussões acerca das pesquisas e estudos clínicos realizados sobre as vacinas COVID-19, com atualização constante dos profissionais de saúde e preparação da rede.

2. Realização de diagnóstico da estrutura atual do serviço de vacinação do município, visando adequações para recebimento da vacina e realização da Campanha.

3. Realização previsão de insumos necessários para a realização da campanha.

4. Articulação junto ao Estado quanto ao fornecimento dos insumos e vacinas.

5. Articulação intersetorial para apoio logístico e de segurança no armazenamento, distribuição e administração da vacina Covid 19.

6. Diagnóstico de pontos de vulnerabilidade e elaboração de planejamento envolvendo os órgãos de segurança pública no apoio.

7. Estabelecimento de parcerias interinstitucionais: Polícia Militar e Aeronáutica.

8. Planejamento das ações junto à Atenção Primária.

9. Previsão doses necessárias de acordo com levantamento das Unidades Básicas de Saúde.

10.Armazenamento adequado das vacinas.

11.Divulgação das informações sobre a vacina e estabelecimento de diretrizes estaduais e nacionais conforme recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

12.Elaboração de Informe Epidemiológico semanal de doses recebidas, distribuídas, administradas e cobertura vacinal.

13.Cronograma de envio de vacinas para as Unidades de Saúde.

14.Registro e Sistemas de Informação.

15.Acompanhamento periódico de coberturas vacinais por grupos elegíveis para vacinação.

16.Acompanhamento, monitoramento e investigação de eventos adversos pós vacinação.

17.Composição de equipes de vacinação extramuro.

18. Atualização de documentos referentes à vacina.

19. Atualização das referências técnicas das Unidades Básicas de Saúde.

20.Apoio interinstitucional Polícia Militar na escolta de carregamentos de vacina; levantamentos de inteligência para verificação de ameaças; adoção de medidas preventivas de segurança e reforço de policiamento em algum local específico de vacinação, conforme demanda.

 

Eixo Atenção Primária

1. Acompanhar as discussões acerca das pesquisas e estudos clínicos realizados sobre as vacinas COVID-19, com atualização constante dos profissionais de saúde de sua equipe. 2.

2. Atualizar o cadastro da população adscrita da Unidade, bem como o mapeamento da população de risco em seu território.

3. Estimar a demanda de vacinas para a imunização da população contra COVID-19, atentando-se para o quantitativo de doses necessárias para cada grupo prioritário da campanha.

4. Desenvolver estratégias comunitárias, reconhecendo populações em vulnerabilidade (migrante, itinerante, pessoas em situação de rua, em privação de liberdade, entre outros) no território e adjacências, garantindo o planejamento de doses necessárias para o alcance das metas de cobertura vacinal nessas comunidades.

5. Aproveitar os momentos de acolhimento, as visitas e atendimentos domiciliares, consultas ou outros procedimentos na Unidade para verificar a situação vacinal dos usuários e orientar/encaminhar à sala de vacinação para atualização do esquema vacinal.

6. Realizar o acompanhamento periódico das coberturas vacinais por grupos elegíveis junto à Imunização.

7. Evitar barreiras de acesso, caso o usuário esteja sem documentos de identificação ou comprovante de residência a vacinação deve ser garantida.

8. Realizar busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha contra a COVID-19.

9. Garantir o registro adequado da vacinação. O registro de todas as doses de vacinas aplicadas na APS deve ser realizado tanto no cartão ou caderneta de vacinação do usuário quanto nos sistemas da estratégia.

10. Orientar a população sobre a atualização do calendário vacinal, promovendo ações coletivas de educação em saúde com a comunidade, de modo a estimular a promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da vacinação;

11. Desmistificar qualquer informação inverídica (fake news) sobre imunização, enfatizando a segurança e benefícios.

12. Garantir a estabilidade e os cuidados com imunobiológicos, mantendo o armazenamento de forma adequada bem como o funcionamento da sala de vacina. Deve-se monitorar e controlar continuamente as condições das caixas e câmaras frias de modo a preservar a qualidade, a disponibilidade e restringir as perdas das vacinas.

13. Garantir pessoal treinado e habilitado para vacinar.

14. Administrar o imunobiológico seguindo as diretrizes PNI respeitando esquema, via de administração, dose e indicação para cada paciente;

15. Atentar para as atualizações das diretrizes sobre vacinação e identificar as necessidades de qualificação das equipes, fazendo comunicação direta com a equipe Rede Frio - Vigilância em Saúde.

16. Realizar busca ativa dos usuários faltosos ao agendamento bem como dos que não o realizaram.

17. Realizar atendimento, monitoramento e notificação de todos os casos de evento adverso pós vacinação.

 

Eixo Rede de Atenção Secundária Municipal

Em relação às atribuições da Rede de Atenção Secundária Municipal no plano de vacinação contra Covid-19 em tempo de pandemia destacam-se o apoio diagnóstico e a atenção hospitalar relacionados aos possíveis atendimentos de Eventos Adversos Pós Vacinação Covid-19.

 

Voltar Ícone


CODIUB © COPYRIGHT 2020. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CODIUB