WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

06/09/2014 - Arquivo Público convida alunos a debater temas históricos

A Superintendência de Arquivo Público de Uberaba realizou nesta sexta-feira, dia 05, uma mesa redonda com o tema “A Independência do Brasil no Contexto Uberabense”. A reunião contou com a participação dos alunos dos Grêmios Estudantis das Escolas Municipais,  além de especialistas sobre o assunto.


De acordo com Martha Zednik, superintendente do arquivo, é preciso incitar discussões como esta no meio acadêmico, para que os jovens adquiram senso crítico sobre o assunto. Com aproximadamente 40 participantes, o debate faz parte de um ciclo, cujo tema diz respeito à história do Brasil, passando pelas alterações da sociedade uberabense.


“Procuramos diversas outras temáticas para chamar os alunos a refletir sobre a história de seu País. O sete de setembro foi à temática deste debate. O próximo será em alusão ao Dia da Consciência Negra. É preciso apresentar aos jovens assuntos como estes, pois é preciso entender e conhecer a história do Brasil para ter a capacidade de entender a realidade atual”, disse Martha.


A mediação do evento contou com a Phd Sandra Mara Dantas, doutora em história mundial e professora na UFTM. “É importante se pensar como se construiu a nação Brasileira e que identidade lhe foi conferida. Este debate é importante para os jovens entenderem os processos históricos e como se formou a realidade de agora. A educação básica está interessada em discutir e levar aos alunos o tema de uma forma menos tradicional o que pode ser mais efetivo”, explica Sandra.


O ciclo de debates sobre assuntos históricos está inserido dentro do projeto “Uberaba: Nossa Terra, Nossa Gente”, a coordenadora do projeto Aure Neire de Melo Bernardi conta que para tornar o projeto mais convidativo para os alunos é preciso relacionar as mudanças do Brasil com o meio em eles vivem atualmente. “É importante que os alunos saibam como estas mudanças afetam seu dia a dia, para que os mesmos possam repensar como tudo foi constituído e como é hoje e como poderá ser no futuro”, finaliza.


O projeto foi voltado para alunos dos grêmios estudantis, com o objetivo de que estes repassem o conhecimento adquirido para os outros estudantes nas escolas em que atuam.

 

Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar