WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

17/08/2020 - Arquivo Público passa por revitalização e recebe nova iluminação

A Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Secretaria de Administração (Sad) está reestruturando o Arquivo Público da cidade. Dentre as melhorias estão a nova iluminação, o plantio de árvores no local, reparos nas portas, paisagismo e sinalização interna.

De acordo com o gestor da pasta Carlos Dalberto de Oliveira Júnior – Belzinho, a instituição merece total cuidado. “O Arquivo Público é muito importante. O superintendente Jorge Nabut me apresentou algumas demandas logo na primeira reunião. Nós percebemos que precisava de algumas melhorias. Demos início às pequenas reformas porque ali está a história de Uberaba e é muito importante preservar e conservar todo esse patrimônio.”

Para Jorge Alberto Nabut, foram grandes mudanças. “O mais importante foi a iluminação. Não tinha nenhuma iluminação da fachada do Arquivo em uma extensão de 100 metros. Todos os postes estão iluminados e os refletores estão funcionando. Isso é muito importante não só para a segurança do Arquivo, mas também para as pessoas que fazem da praça da Mogiana um local de lazer. Final de tarde é muito movimentado inclusive com crianças e pessoas praticando exercícios físicos. Isso mudou a qualidade do local. Outra coisa, foi a revitalização da área verde, um projeto que a gente queria. Também foram plantadas mudas de Oitis na área frontal do Arquivo. O Belzinho é um bom parceiro. Estamos juntos”.

O secretário da Administração pontua também, que além da iluminação e da revitalização do jardim, foram reparadas as portas e a sinalização interna. “As melhorias foram sem custo, pois as mudas foram do Horto Municipal, o material usado estava disponível em estoque e a mão de obra, dos próprios funcionários da prefeitura.

Considerado o maior Arquivo Público do interior de Minas Gerais, onde os documentos históricos e administrativos interagem na gestão documental da história, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba completará 35 anos no próximo dia 04 de novembro. Fundada em 1985, a Superintendência é responsável por recolher, resguardar, preservar documentos históricos e dos órgãos da Prefeitura de Uberaba, além de receber documentos privados, de interesse público, tendo como objetivo difundi-los e disponibilizá-los aos cidadãos.

 

Jorn. Izabel Durynek

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar